Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

17º Congresso Internacional do FoMerco

Com organização local da UNILA e da Unioeste, o evento propõe uma reflexão voltada para o resgate da democracia e a reinvenção da integração

A 17ª edição do Congresso Internacional do Fórum Universitário Mercosul (FoMerco) será realizada em Foz do Iguaçu, entre os dias 25 e 27 de setembro, na UNILA e Unioeste. Este ano, o Fórum propõe uma reflexão voltada para o resgate da democracia, a reinvenção da integração e para as formas de resistência política, social e cultural dos povos da região.

A conferência de abertura do evento será proferida pelo diplomata e ex-ministro da Defesa Celso Amorim, que irá abordar o tema “A América Latina no mundo hoje”, no dia 25 de setembro, às 19h, no auditório da UNILA-Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000). Também compõem a programação do evento palestras, mesas-redondas e debates, divididos em 13 eixos temáticos.

“O Fórum também conta com dez colóquios, que fazem parte do que chamamos de 1º Ciclo de Colóquios Integracionistas da Fronteira Trinacional – um legado que o FoMerco vai deixar para Foz do Iguaçu. Serão discutidos temas da fronteira de Foz do Iguaçu e da fronteira de modo geral”, diz o presidente do FoMerco e professor da UNILA, José Renato Vieira Martins. Ele cita, ainda, números do evento – no total, foram cerca de 500 inscritos e 200 trabalhos científicos submetidos.

Fórum

O FoMerco é uma rede de pesquisadores de distintas nacionalidades que se reúne anualmente com o propósito de discutir e analisar as implicações, as trajetórias, os problemas e os avanços relativos ao processo de integração sul-americano.

Na sua 17ª edição, o Fórum tem o apoio da UNILA, da Unioeste e do Instituto Federal do Paraná/Foz do Iguaçu. Além disso, o FoMerco conta com a parceria da Universidad Nacional del Este (Paraguai) e da Universidad Nacional de Misiones (Argentina).

Mais informações estão disponíveis na página oficial do evento.

_____________________
Unila

Arquivos

Categorias

Meta