2 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Estima-se que no Brasil haja 2 milhões de pessoas com o transtorno — e 70 milhões no mundo.

 

O quebra-cabeça é o símbolo do autismo e representa a complexidade do TEA e tudo que ainda é necessário descobrir sobre o tema.
*Por Vanessa Sardinha dos Santos

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado em 2 de abril e é uma excelente oportunidade para se conhecer mais a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo, como é conhecido popularmente. O TEA é bastante complexo e os indivíduos não apresentam um quadro-padrão de desenvolvimento, sendo possível observar diferentes manifestações.

De maneira geral, as pessoas com TEA apresentam dificuldade de interação social e interesses restritos ou repetitivos. Vale salientar que algumas pessoas podem ter o TEA e desenvolver-se de maneira totalmente independente; outras, no entanto, podem necessitar de atenção para a realização de atividades por toda a sua vida. Apesar de não haver cura, terapias são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e sua maior independência.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas. O objetivo da data é garantir a conscientização a respeito do Transtorno do Espectro Autista e, desse modo, reduzir cada vez mais o preconceito existente contra esse público.

Várias atividades são realizadas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, como workshops e palestras. Além disso, para chamar atenção para a data, vários monumentos são iluminados de azul.
(…)

Leia em sua íntegra o artigo assinado por Vanessa Sardinha dos Santos professora de Biologia, para a revista Brasil Escola. CLIQUE, AQUI.

Texto reproduzido da página Brasil Escola.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “2 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/2-de-abril-dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo.htm. Acesso em 02 de abril de 2020.