logo-guata-site

AUE LITERÁRIO
REVISTA ESCRITA
SORTEIE UM HAIKAI
DE LÁ & DE CÁ

22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade

Assista ao vídeo de um casal de onças pardas (pumas) no Parque Nacional do Iguaçu (Projeto Onças do Iguaçu)

onça-parda

Se não for para começar a semana com lindeza nós nem saímos da cama ;)E olha que belezinha: uma onça-parda (ou puma) no Parque Nacional.Vejam que ela está "barriguda"…..será que está prenha???Na torcida aqui para termos mais "puminhas" correndo pelo Parque em breve!As onças-pardas têm geralmente dois filhotes (mas podem ter mais) e a gestação dura cerca de 82 a 96 dias. A fêmea cuida sozinha dos filhotes.If we can't start the week with beauty we do not even leave the bed :)And check what a beauty! A cougar in the National Park.Notice that she has a big "belly"….would she be pregnant???We hope so, and that soon we will have more "little cougars" runing around in the Park!Cougars usualy have 2 cubs (but it can be more), and the gestation period is aorund 82 to 96 days. The famale takes care of the cubs alone.#LoucosPorOnças@insidenatgeo #FundoIguaçu #wwfbrasil #icmbiocenap #institutoprocarnivoros#zoobeauval #cataratasdoiguacu #institutoconhecerparaconservar #helisultaxiaereo #belmondhoteldascataratas #macucosafari #UTFPRMedianeira #LEMaCESALQ #log_nature #abaxis_vetscan #proyectoyaguarete #projetotamandua #agenciaBP2 #aramesbelgobekaert #datamars #houstonzoo #kansascityzoo #zcog

Publicado por Projeto Onças do Iguaçu em Segunda-feira, 18 de maio de 2020

.
“2020 é um ano de reflexão, oportunidade e soluções. Espera-se que cada um de nós “construa melhor” usando esse tempo para aumentar a resiliência das nações e comunidades à medida que nos recuperamos dessa pandemia. 2020 é o ano em que, mais do que nunca, devemos expressar nossa vontade de “achatar e reduzir a curva” da perda de biodiversidade em benefício dos seres humanos e de toda a vida na Terra.

Recursos biológicos são os pilares que sustentam as civilizações. Os peixes fornecem 20% de proteína animal a cerca de 3 bilhões de pessoas. Mais de 80% da dieta humana é composta de plantas. Aproximadamente 80% das pessoas que vivem em áreas rurais de países em desenvolvimento dependem de medicamentos tradicionais à base de plantas para os cuidados básicos de saúde.

Mas a perda dessa diversidade ameaça todas essas áreas, incluindo a nossa saúde. Há evidências de que a perda de nossa biodiversidade  pode aumentar os casos de zoonose  – doenças transmitidas de animais para seres humanos – enquanto, pelo contrário, se conseguirmos mantê-la estável, isso pode ser uma ótima ferramenta na luta contra pandemias como as causadas por coronavírus.

O valor da diversidade biológica. Embora estejamos cada vez mais conscientes de que a diversidade biológica é um ativo global de grande valor para as gerações presentes e futuras, o número de espécies está diminuindo a um ritmo acelerado, devido à atividade humana. Dada a importância da educação pública e da conscientização sobre essa ameaça, as Nações Unidas decidiram proclamar a celebração deste Dia Internacional da Diversidade Biológica a cada ano.”  (Pronunciamento da Onu)

Dia Internacional da Biodiversidade

.
Hoje, dia 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade. A data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de maio de 1992 tem o intuito conscientizar a população de todo o mundo a respeito importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas.

A data é uma homenagem ao dia da aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, chamado “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”. Antes, o Dia Internacional da Biodiversidade era celebrado em 29 de dezembro, quando entrou em vigor a Convenção da Diversidade Biológica.

O Dia Internacional da Biodiversidade é ideal para a reflexão sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem com o propósito de estimular esforços para que, até 2030, todas as ações sejam aplicadas universalmente, e assim contribuam para o fim de todas as formas de pobreza, promovam a luta contra as desigualdades e combatam as alterações climáticas, assegurando que ninguém seja deixado para trás.

Leia também:
Planeta perdeu 40% dos animais desde 1970.

Humanidade consome recursos da Terra a taxas insustentáveis, alerta agência da ONU

Dia da apicultura

22 de maio também é considerado o dia do apicultor.  Neste dia, é preciso reforçar a atenção para o papel de polinização no aumento da qualidade, tamanho e amadurecimento de hortas, pomares e lavouras. Isso não se faz sem abelhas. E a humanidade está matando as abelhas com o processo desenfreado de aplicação de agrotóxicos e adubos inorgânicos.

De ONU E cbdss