A vida e seu ofício

  –  Jornada de pedagogia histórico-crítica recebe inscrições de trabalhos.
Evento na Unioeste/Foz reunirá os principais teóricos da pedagogia e da educação  –  

encontro-de-pedagogia2017
Interpretar o mundo para transformá-lo. Com esse bordão marxista, o HISTEDOPR (Grupo de Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná), apresenta a XIV Jornada do grupo, que acontece de 03 a 05 de maio de 2017, no campus da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), em Foz do Iguaçu.
A inscrição de trabalhos a serem apresentados durante as sessões de comunicação científica do encontro podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro, até o limite de vagas estabelecido pelos organizadores. A XIV JORNADA do HISTEDBR recebe elaborações articuladas a um dos eixos do evento, podendo ser resultados de pesquisas concluídas ou em andamento e relatos de experiência.
Os trabalhos devem ser enviados para o sistema de inscrição, em formato de comunicação oral (resumo e trabalho completo). Primeiramente, os autores deverão enviar somente o resumo para avaliação pelo comitê científico. Depois, quem tiver o trabalho aprovado, deverá enviar o resumo seguido do trabalho completo.
Os eixos da JORNADA do HISTEDBR são os seguintes: Questões teórico-metodológicas da história da educação, Políticas educacionais, Marxismo, educação e revolução, História e historiografia da educação, Pedagogia histórico-crítica, Educação especial, Formação de professores, Movimentos sociais, lutas de classes, trabalho e educação, e, Prática de Ensino.
De acordo com os organizadores, o atual momento do mundo, marcado por crises econômicas, desigualdade social, desemprego e precarização das condições de trabalho e da vida, exige que os educadores sejam sujeitos de processos de superação das mazelas humanas. “Não resta alternativa senão fazermos da educação um instrumento de revolução, colocá-la a serviço da transformação social e de emancipação humana”, apontam os coordenadores.
Jornada
Com o tema “Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa”, a XIV JORNADA do HISTEDBR reunirá na fronteira os principais teóricos brasileiros da pedagogia histórico-crítica e da educação. Entre conferencistas e debatedores, estão confirmados na programação Osvaldo Luis Angel Coggiola, João Quartim Moraes, Luiz Carlos de Freitas, Nereide Saviani, Guillermo Arias Beatón, Ademar Bogo, Maria de Fátima Félix Rosar, entre outros.
Clique aqui para acessar a página oficial da jornada.


 
Guatá/P.Bogler

Arquivos

Categorias

Meta