– FAO premia mulheres indígenas em concurso de fotografia sobre Fome Zero –
.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, concedeu a três mulheres indígenas da Guatemala, do México e do Peru um prêmio de fotografia sobre resistência étnica e segurança alimentar.
.
O concurso, que recebeu 96 finalistas, escolheu os três primeiros lugares da competição que só exigia que as fotos fossem de autoria das próprias participantes.
.
Exposição – As vencedoras foram a indígena Jaqueline Roque Candelaria do povo Zapoteco, do México, Alicia Roxana do povo Maya Q’echi’ da Guatemala e Rosa Ajrota Inquilla do povo Aymara, do Peru.
.
A competição é parte da Campanha Global para o Empoderamento das Mulheres Indígenas para o Fome Zero.
.
Além dos três primeiros lugares foram anunciadas sete menções honrosas. A entrega dos prêmios ocorreu na quarta-feira na Cidade do México para marcar a exposição Mulheres Indígenas no México: Terra e Território. Os trabalhos ficarão expostos no Instituto Nacional de Estudos Históricos das Revoluções do México.
.
Alimentos – As fotografias expressam as atividades diárias de mulheres camponesas e indígenas como colher ervas e plantar café, a preparação de alimentos tradicionais e a limpeza de pimentas do tipo chiles.
.
A proposta é refletir a relação da mulher indígena com a terra e os recursos naturais que garante a produção de alimentos para famílias e comunidades.
[box] Assista ao vídeo da ONU News com Tai Pelly, uma líder indígena do povo Taíno, de Porto Rico. Ela fala sobre a relação das mulheres com a terra durante o Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas, realizado em abril.[/box]