À deriva

  –  Com metade do orçamento, cultura está mais uma vez sem ministro  –


Caiu mais um ministro da Cultura do governo de Michel Temer (PMDB). Alegando desentendimentos na indicação de diretores e o corte de 43% no orçamento da pasta, o interino João Batista de Andrade perdeu o interesse em permanecer no cargo e demitiu-se. Por enquanto, não foi anunciado substituto.
Andrade havia ascendido ao posto em maio, após Roberto Freire (PPS) deixar o governo devido à divulgação das gravações feitas pelo empresário da JBS, Joesley Batista, que reproduzem conversas suas com Michel Temer. À deriva, o MinC (Ministério da Cultura) é o retrato de um governo que foi às cordas desde que entrou no ringue.
O desmonte da cultura no Brasil é clara. Enfraquecimento do MinC, ataques às leis de incentivo, sucateamento de equipamentos culturais, falta de recursos. O atual governo impõe sua visão privatista e elitista, que considera serviços públicos como ônus financeiro. Neste contexto, cultura é mais que descartável, é luxo para poucos.
Entronado no poder, impõe-se o registro, Temer tentou reduzir o MinC a reles diretoria. Foi derrotado pela reação de artistas e produtores culturais em todo o país. Recuou da decisão. O status de ministério não resolve os problemas da cultura mas ajuda a deixar no passado as gestões que tratavam o setor meramente como apêndice das demais políticas públicas.
A inoperância do MinC deriva dos arranjos políticos e partidários que transformam a pasta em permanente balcão de negócios e barganhas. Soma-se, ainda, a precarização do órgão decorrente da ausência de concurso público, falta de investimentos em estrutura de gestão e sobretudo pela necessidade de orçamento condizente com as demandas.
Cultura é fator de desenvolvimento, é direito que deve ser garantindo a todas pessoas. Trata-se de uma garantia tanto quanto saúde, educação, segurança. Em um país como o Brasil, em que pulsa diversidade e a criatividade do povo, a dança das cadeiras do MinC evidencia o descaso, a falta de projeto e obscurantismo com que o futuro do país está sendo tratado.
___________________
Guatá
 

Arquivos

Categorias

Meta