"A Missão"

  –  Cena Aberta: filmagem de ‘A Missão’, nas Cataratas, faz 30 anos.  –  

 
a-missao2A sugestão de cinema da guatá para a semana é “A Missão”.
Palma de Ouro de 1987, o filme dirigido por Rolland Joffé, e roteiro assinado por Robert Bolt, traz a temática da ocupação da América do Sul pelos impérios europeus colonialistas. Mais especialmente, trata da experiência das missões jesuíticas e sua interferência na vida dos guaranis. Ainda que se possamos questionar o enfoque dado ao encontro da cultura católica e a cultura do povo originário e sua consequência hegemônica, o filme vale pela qualidade da produção e principalmente pela escolha desse tema, trinta anos atrás. Como protagonistas, Robert de Niro e Jeremy Irons. (Para conferir, clique aqui: http://www.guata.com.br/cinema/ )

Boa parte do filme foi realizada no rio Iguaçu, envolvendo as Cataratas. Não é à toa que o filme ganhou o Oscar de melhor fotografia. A trilha sonora também não fica atrás. Mescla o som das águas da região das três fronteiras e a música composta por: Ennio Morricone. É de arrepiar.
A história corre mais ou menos assim. O padre Jesuíta Gabriel (Jeremy Irons) vai para a terra dos Guaranis, na América do Sul, com o propósito de converter os nativos ao Cristianismo. Rapidamente ele constrói uma missão, juntamente com Rodrigo Mendoza (Robert De Niro), um comerciante de escravos em busca de redenção. Quando um tratado transfere a terra da Espanha para Portugal, o governo português quer capturar os nativos para o trabalho escravo. Mendoza e Gabriel protegem a missão, discordando da realização da tarefa.
CLIQUE AQUI E ASSISTA ESTE E OUTRAS SUGESTÕES DA GUATÁ: http://www.guata.com.br/cinema/

Para ler um comentário crítico sobre o filme ‘A Missão’, clique aqui


Guatá com adoro cinema

Arquivos

Categorias

Meta