A palavra é vida

  –  21 de março, Dia Mundial da Poesia. A data foi instituída pela ONU em 1999  – 

Olho por Olho, poesia concreta de Augusto de Campos. (1964)

Prestando tributo aos homens e mulheres cujo único instrumento é o discurso livre e a imaginação, a UNESCO reconhece na poesia o seu valor como um símbolo da criatividade espiritual humana. “As vozes que carregam poesia ajudam a promover a diversidade linguística e a liberdade de expressão”, disse Irina Bokova, diretor-geral da UNESCO.
O Dia Mundial da Poesia é observado pelas Nações Unidas, anualmente, a 21 de março, celebrando uma das mais preciosas formas humanas de expressão cultural, linguística e de identidade. Praticada ao longo da História em todas as culturas e em todos os continentes, a poesia pode ser um poderoso catalizador para o diálogo e a paz.
A UNESCO adotou a data como o Dia Mundial da Poesia durante a sua 30ª Conferência-Geral, em 1999, em Paris (França), com o objetivo de apoiar a diversidade linguística através de expressões poéticas e para aumentar a oportunidade de serem ouvidas as línguas em maior risco de desaparecimento.
No entender do organismo internacional, o Dia Mundial da Poesia é a ocasião para celebrar poemas, reviver tradições orais de recitação de poesia, promover a leitura, escrita e ensino da poesia, promover a convergência entre a poesia e outras artes como o teatro, a dança, a música e a pintura e aumentar a visibilidade da poesia na comunicação social. A poesia continua a juntar as pessoas através dos continentes e todos podem juntar-se nesta celebração.
[box] POESIA É VIDA EM PROFUSÃO –
A poesia é uma janela para a diversidade humana de tirar o fôlego. A Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade inclui dúzias de formas de expressão oral e poesia, desde o duelo poético Tsiattista do Chipre, a poesia cantada Catrù do Vietnã e Al-Taghrooda, até a tradicional poesia cantada beduína do Omã e dos Emirados Árabes Unidos. Tão antiga quanto a própria linguagem, a poesia segue mais vital do que nunca, em um tempo de turbulência, como fonte de esperança e um modo de compartilhar o que significa viver neste mundo. O poeta Pablo Neruda escreveu: “a poesia é um ato de paz”. A poesia é única em sua habilidade de falar através do tempo, espaço e cultura, a fim de alcançar diretamente os corações das pessoas em todos os lugares. É uma fonte de diálogo e compreensão – e sempre foi uma força para desafiar a injustiça e promover a liberdade. [/box]
____________________________________
Fonte: Texto adaptado da Unesco

Arquivos

Categorias

Meta