A poesia de cor

  –  “Azules” de Cristiane Grando ganha 2ª edição  –

Capa da nova edição de “Azules”, de Cristiana Grando

O livro de poemas “Azules” de Cristiane Grando foi uma das obras lançadas na inauguração da Editora Benfazeja, de São Paulo, criada por Wellington Souza. A primeira edição da obra teve lançamento no SESC Foz do Iguaçu, em 2015, na tradicional Semana Literária.
A parceria entre Grando e Souza iniciou-se muito antes, através de colaborações para a Revista Benfazeja, desde 2010, quando escritores brasileiros e portugueses se uniram em uma mesma causa: difundir e pensar a literatura. A proposta da revista é definida por Wellington: “manter publicações diárias de contos, crônicas, poemas, entrevistas e artigos produzidos por acadêmicos e pesquisadores”, postados gratuitamente em português e espanhol. Desde 2011, Benfazeja mantém o site Concursos Literários.
Wellington explica: “selecionamos e divulgamos as novidades sobre os principais prêmios para escritores em língua portuguesa e espanhola. Pensando na fácil navegação, classificados os concursos de acordo com o país, idioma, diferentes gêneros, formas de envio e premiações.”
Ultrapassando fronteiras em torno do que mais amamos – livros e literatura – Benfazeja se inspira nas definições de Antônio Houaiss: “benfazejo” – “que pratica ou proporciona o bem”, “que é afetuoso; amigo, generoso”, “que tem ação favorável, benéfica ou útil; cuja influência é boa”.
Segundo Souza, escolheu o nome Benfazeja influenciado pela obra de Guimarães Rosa: “E as coisas vinham docemente de repenteseguindo harmonia préviabenfazeja, em movimentos concordantes: as satisfações antes da consciência das necessidades.”
Sairá em breve a 2ª edição de “Azules”, bilíngue (português e espanhol), com tradução de Espérance Aniesa e Cristiane Grando, contando com nova capa, textos de Ligia Andrade (docente na UNILA) e Geruza Zelnys (doutorado na USP), além da revisão dos poemas pela autora, que propôs pequenas modificações em alguns versos.
Vendas de “Azules” e de outros livros da Editora Benfazeja, clique aqui
 
A autora – Cristiane Grando é natural de Cerquilho-SP. Escritora e tradutora (francês, espanhol e português). Autora de 14 livros de poesia em português, francês, espanhol, catalão, inglês e guarani. Laureada UNESCO-Aschberg de Literatura 2002. Doutora em Literatura (USP) com pós-doutorado em Tradução (UNICAMP) sobre Hilda Hilst. Professora na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Diretora-fundadora do Jardim das Artes (2004-2005) e do Centro Cultural Brasil-República Dominicana (2009-2011), extensão cultural da Embaixada do Brasil em São Domingos. Fez recitais no Brasil, França, Chile, Argentina, República Dominicana, Haiti, Porto Rico, EUA, Portugal, Espanha, Uruguai, Cuba, Nicarágua, em congressos, eventos culturais, rádios, feiras e bienais do livro.
 
A poesia em “Azules”:
 
a horta
na horta e pomar de Zébio:
 
batatas, ervilha, tomate, abobrinha
cenoura, aspargos, alcachofra – alho e cebola
quadrados de um verde que balanceia
lavanda, maçã, cereja – framboesa e ameixeira
 
antigamente Dedê plantava batatas
cada quadrado tinha
o nome de um filho:
Ângelo, Luciano, Sônia, Esperança
 
quando eu era criança
minha mãe preparava
linhas na terra
para que eu colocasse as sementes
 
e na colheita
beterrabas e cenouras
brilhavam na ponta dos dedos
porque eu conhecia a luz da vida
cor de vinho e laranja
como o céu no fim da tarde
 
 
la huerta
en el huerto y vergel de Zebio
 
papas,  guisantes,  tomate, calabacín
zanahoria, espárragos, alcachofa – ajo y cebolla
cuadrados de un verde que balancea
manzana, cereza, frambuesa – ciruelos y lavanda
 
antiguamente Dedé plantaba patatas
cada cuadrado tenía
el nombre de un hijo:
Ángel,  Lucian, Sonia, Esperanza
 
cuando yo era niña
mi madre preparaba
surcos en la tierra
para que yo pusiera semillas
 
y cuando la cosecha
remolachas y zanahorias
brillaban en la punta de mis dedos
porque yo conocía la luz de la vida
color vino y naranja
como el cielo al final de la tarde
_______________________________________
Assessoria
 

Arquivos

Categorias

Meta