Esta foi a frase proferida, 58 anos atrás, pelo soviético Yuri Gagarin ao contemplar o Planeta lá do alto, acima da atmosfera, no primeiro voo espacial de um humano.

(Foto: Time/B. Shaliapin)

“A Terra tem uma auréola muito distinta e bonita. Uma auréola que pode ser claramente vista ao olhar para o horizonte. É uma transição suave de um azul claro para um azul marinho, que segue para um violeta até atingir escuridão total. Que imagem magnífica”, escreveu o viajante espacialv em relato posterior.
Yuri Gagarin, foi o homem que nos disse que “a Terra é azul” no dia 12 de abril de 1961. Naquela data, ele tornou-se o primeiro homem a alcançar a órbita terrestre. Acima da atmosfera, a 327 quilômetros de altura, via rádio, anunciou ao mundo a cor do Planeta. E assim, depois de uma volta completa ao redor do planeta a bordo da nave Vostok1, o cosmonauta da então União Soviética, ficaria conhecido mundialmente como o primeiro homem a viajar no espaço.

Clique e veja mais da repercussão na imprensa da época o feito do cosmonauta soviético Gagarin
A partir do Cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão, a nave Vostok 1, decolou para o seu primeiro e único voo espacial e levou Yuri Gagarin a se tornar o primeiro homem a conquistar o espaço. Mesmo com a derrocada do regime soviético, o feito e seu personagem são festejados na Rússia e em todo o mundo, até hoje.
Leia também: 10 curiosidades sobre Yuri Gagarin
_______________________
Guatá: fonte DN e Sputinik