A UNILA é de FOZ!

  –  Uma CAMPANHA de aproximação entre Universidade e cidade  – 

unila-abraco

“Você provavelmente não sabe disso:

1. Os recursos e investimentos de professores, técnicos e estudantes da UNILA em Foz do Iguaçu somam aproximadamente 100 MILHÕES de reais anuais para o PIB da cidade. Isso gera milhares de empregos nos setores do comércio e de serviços.
2. A UNILA mantém dezenas de projetos que visam a melhoria da qualidade de vida da população de Foz, em diversas áreas, como educação, saúde, tecnologia, moradia popular, entre muitas outras.
3. Infelizmente, o número de estudantes de outros países vem caindo anualmente, devido aos cortes de subsídios que o governo federal vem impondo desde 2015. Hoje não passa de 30% o número de estrangeiros na UNILA. Isso é uma pena, pois os grandes países do mundo investem muito na atração de estudantes e professores de outros países, como acontece nos EUA, na Alemanha, na Inglaterra e em muitos outros. O intercâmbio acadêmico é uma prática muito importante das grandes universidades no mundo.
4. Como a UNILA não preenche todas as vagas destinadas aos estrangeiros, todos os semestres são abertos processos de preenchimento dessas vagas, que podem ser ocupadas por pessoas com diploma ou que estejam cursando outras universidades. Ou seja, é uma oportunidade para muitos estudantes de Foz trocarem uma universidade paga por uma gratuita.
5. A grande maioria dos professores da UNILA é formada por doutores.
6. A UNILA oferece 29 cursos de graduação, diversas especializações e cinco mestrados, em diversas áreas, como ciências humanas, sociais, educação, artes, ciências exatas, engenharias e ciências da saúde. Na cidade temos ainda um campus da UNIOESTE, por isso Foz está se tornando um pólo universitário muito importante no Sul do Brasil.
7. Por fim, mesmo com a queda nos investimentos para atrair estrangeiros, a UNILA ainda conta com estudantes, professores e técnicos de diversos países, como Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, Bolívia, Peru, Venezuela, Equador, El Salvador, Haiti, Cuba, Espanha, Portugal e França, entre outros. Isso prporciona uma diversidade cultural muito interessante, e uma grande oportunidade para quem quer aprender outros idiomas, conhecer outras culturas e aprender a conviver para construir um futuro de paz e harmonia entre os povos.
Agora que você sabe tudo isso sobre a UNILA, não ajude a reproduzir ideias preconceituosas sobre esse importante patrimônio de Foz do Iguaçu.
A UNILA é de FOZ!  Compartilhe essa ideia!”


Texto que circula nas redes sociais a partir da iniciativa de um grupo de unileiros, em Foz do Iguaçu.

Arquivos

Categorias

Meta