A voz de Mandela

  O ativista sul africano marcou seu nome na História pela sua obstinação. Uma combinação de resiliência e de luta forjaram sua trajetória a favor de seu povo.

Para homenagear o Nobel da Paz, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia do seu nascimento, 18 de Julho, como forma de valorizar a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia. Aqui, algumas das frases célebres do defensor dos Direitos Humanos que passou quase três décadas preso pelas suas convicções.

“Em nome da lei, fui tratado como um criminoso. Não pelo que eu fiz, mas pelas coisas que defendi, por minha consciência.”
(…)
“Um homem que tira a liberdade de outro homem é um prisioneiro do ódio, está preso atrás das grades do preconceito e da incapacidade de ver além… Os oprimidos e os opressores são privados de sua humanidade da mesma forma.”
(…)
“A pobreza não é um acidente. Assim como a escravidão e o apartheid, a pobreza foi criada pelo homem e pode ser removida pelas ações dos seres humanos.”
(…)
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”
(…)
“Sempre parece impossível, até que seja feito.”
(…)
“O chamado agora é que cada um de nós pergunte a nós mesmos: estamos fazendo tudo o que podemos para construir o país dos nossos sonhos?”

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.”

“Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo.”

“Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou.”

Leia também:
Em 2018, o líder negro sul africano teria completado 100 anos – Mandela, 100 anos!

Visite o Museu virtual Nelson Mandela

Por Guatá

Arquivos

Categorias

Meta