Ação transformadora

  –  Sindicato e universidade federal promovem debate sobre a educação enquanto ato político  –


Nos dias 26 e 27 de outubro, acontece a quarta etapa do Curso de Formação de Formadores, organizado em conjunto pelo Sinprefi, Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu, e a Unila – Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Desta vez, o tema do encontro será “A Educação como Ato Político”. As atividades são abertas a toda a comunidade iguaçuense e será realizado no Campus da Unila, sempre a partir das 18 horas.
Veja o que diz o documento de finalidades do projeto, escrito pela Comissão Política Pedagógica do curso: “Este projeto de formação de formadores nasce de uma demanda concreta originada do SINPREFI em sua relação com a rede de sindicatos de Foz do Iguaçu e a UNILA. A partir desta demanda, as responsáveis pela proposta começaram a tecer redes políticas de conformação de um coletivo que mesclasse experiência político pedagógica com a formação de formadores e trabalho de educação popular.
A partir desse encontro entre o estudo dirigido, acadêmico, e a educação popular, a equipe da UNILA se vinculou à equipe do Grupo de Estudos e Pesquisa Marx trabalho e educação da UFMG (GEPMTE), além da rede de educadores populares, Articulação Universidades e Movimentos Sociais, que trabalha em diversas áreas no Rio de Janeiro.
Do encontro entre estes três coletivos que reúnem outros tantos, saiu o projeto de extensão SABERES EM MOVIMENTO do qual o curso de formação de formadores faz parte. Esta proposta tem como objetivo geral trabalhar o conteúdo político através de imagens latino-americanas.
O fio condutor do trabalho coletivo deste projeto interdisciplinar, baseado na economia política da imagem na América Latina é a compreensão do caráter político da formação de formadores. Entendemos a FORMAÇÃO POLÍTICA como processo contínuo que conjuga tempo de estudo de textos; tempo de luta; tempo cotidiano de trabalho; e tempo de socialização em geral.”
_____________________
Com assessoria
 

Arquivos

Categorias

Meta