Aí é que são elas

Final do Campeonato Paulista muda placar para mostrar que mulheres no Brasil ganham menos. Corinthians venceu por 3 x 0 e sagrou-se equipe campeã invicta de futebol feminino.

Corinthians e São Paulo se enfrentam neste sábado na Arena Corinthians valendo o título do Campeonato Paulista feminino, e na transmissão online da partida, chamou a atenção um placar diferente do habitual. Quando o Corinthians fez o primeiro gol, aos cinco minutos do primeiro tempo com Victoria Albuquerque, em vez de mostrar 1 a 0, o placar foi alterado para “0,8 a 0”.

A iniciativa fez parte de uma ação da Federação Paulista de Futebol (FPF) com a ONU Mulheres e a agência de publicidade BETC/Havas para evidenciar uma desigualdade presente todos os dias na vida das mulheres brasileiras: a diferença salarial com relação aos homens. Os dados mais recentes do IBGE mostram que elas recebem 20,5% a menos do que eles pelo exercício da mesma função.

Sendo assim, o placar tirou 20% do primeiro gol marcado e apontou no marcador: 0,8 a 0 em vez de “um”, como estaríamos habituados a ver. E assim seria feito sempre que algum time marcasse algum gol na partida.

“Acreditamos que a decisão do Paulista Feminino, que termina com uma visibilidade recorde histórica, é uma oportunidade para questionarmos o fato de que as mulheres ainda têm remuneração menor em relação aos homens no mercado de trabalho. É imprescindível, principalmente nos dias atuais, trazer à tona discussões importantes para o crescimento da nossa sociedade”, disse Aline Pellegrino, diretora de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol.

Clique aqui para ver a reportagem completa

A final do campeonato feminino, em São Paulo, bateu o recorde de público para um jogo oficial da modalidade. Mais de 28 mil torcedores ocuparam as dependências do estádio do Corinthians na manhã de 16 de novembro de 2019.
Grazi, a capitã da equpe corintiana se emociona ao receber a taça de equipe campeã do Campeonato Paulista de Futebol Feminino de 2019 (arquivo Meu Timão)

Clique aqui e veja mais imagens da conquista do time de futebol feminino do Corinthians.

Clique aqui para ler sobre a reverência da torcida corintiana à craque Cristiane, da equipe rival

____________________________
Com os blog Dibradoras, Voz da Fiel e Meu Timão.