Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Além dos muros

  –  Projetos de extensão universitária levam conhecimento sobre poesia e América Latina para bairros de Foz  –

 

A UNILA vai além dos muros que a cercam. PANAMBI e o PILPINTU (borboleta nas línguas guarani e quéchua, respectivamente), projetos coordenados e orientados pela professora Cristiane Grando, são exemplos da presença universitária na comunidade.
O “Panambi” leva às crianças ao mundo da poesia através de diversas atividades em dois bairros. No Jardim Petrópolis, atende as crianças na Escola Municipal Cândido Portinari. Já no bairro Cidade Nova ele é desenvolvido no Colégio Estadual Ipê Roxo e na CNI – Biblioteca Comunitária. O segundo projeto, intitulado Pilpintu, ocorre apenas na Biblioteca Comunitária do Cidade Nova, compartilhando experiências da diversidade cultural da América Latina e, em especial, da Bolívia, através de sua cultura e línguas (espanhol e quéchua).
Essas e outras ações são permanentes, desde 2012 (Panambi) e 2015 (Pilpintu) e as trocas de experiências entre comunidade e universidade permitem o diálogo entre o discurso e a prática, a integração de saberes, defendendo o verdadeiro papel da universidade, dialogando com a autonomia de aprendizagem, liberdade de expressão e conscientização do papel do cidadão e da sua responsabilidade social.
Que venham muitas parcerias assim, que venham inúmeros poemas, que nossos encontros sejam sempre mágicos e cheios de encantamentos, finaliza a professora Cristiane Grande.
________________
Karina Nazario Moschkowich/ Projeto Panambi

Arquivos

Categorias

Meta