As cores do País

 –  Inscrições abertas para Bienal Naïfs do Brasil   –  

Até 22 de março, os artistas/produtores de arte naïf que representam a criação primitiva, ingênua, espontânea e popular de todas as regiões do Brasil poderão se inscrever para a décima terceira edição da Bienal Naïfs do Brasil, evento cultural realizado pelo Sesc em São Paulo na unidade de Piracicaba. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio do regulamento  obtido na unidade de Piracicaba ou neste link.

Detalhe da Bienal de 2014. (Fotos: acervo Sesc/Piracicaba)
Detalhe da Bienal de 2014.

 
Desde 1992, a Bienal Naïfs foi criada com o intuito de privilegiar a participação de artistas cujas obras são fortemente marcadas por elementos que caracterizam a cultura popular brasileira e concebidas, em sua maioria, de forma autodidata.
Para a edição deste ano, que tem abertura prevista para o dia 19 de agosto, a Bienal pretende preservar este território fértil de ideias e rico em produção, além de extrapolar os limites do Sesc Piracicaba com instalações, intervenções e apresentações artísticas na cidade, difundindo assim a diversidade cultural do povo brasileiro. Além do conjunto de obras selecionadas por comissão curatorial, o Sesc Piracicaba realizará também uma programação especial com ateliês abertos, oficinas, cursos, palestras, visitas orientadas, intervenções e apresentações artísticas.
Menção Especial na Bienal Naïfs do Brasil 2014 – Obra “Sertão Sempre Vivo” de Tania de Maya. (Fotos: acervo Sesc)
Menção Especial na Bienal Naïfs do Brasil 2014 – Obra “Sertão Sempre Vivo” de Tania de Maya.
(Fotos: acervo Sesc)

Números da Bienal de 2014 – A 12ª edição da Bienal Naïfs do Brasil, que teve curadoria de Diógenes Moura, contou com a participação de 81 artistas de 16 estados do País. Das 726 obras inscritas, 106 foram selecionadas entre pinturas, esculturas, gravuras, bordados, tecelagens, entre outros materiais, que retrataram cenas da vida cotidiana e com sofisticada simplicidade.
Durante a Exposição, que aconteceu no período de 8 de agosto a 30 de novembro de 2014, a unidade recebeu cerca de 50 mil pessoas para a visita e quase 6 mil participantes da programação complementar que incluiu cursos, oficinas, vivências, ateliês abertos, palestras, formação de professores, exibições de filmes, shows e apresentações de dança.
 
naifs sesc2
Secretaria Geral da Bienal Naïfs do Brasil:
Tel: 0800 771 6243 / (19) 3437-9286.
Atendimento:  de terça a sexta, das 13h30 às 21h.
sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 13h.
bienalnaifs@piracicaba.sescsp.org.br


Guatá / Sesc
 

Arquivos

Categorias

Meta