Foco da Unila

  –  Novo ciclo do ‘Cinelatino” traz debate sobre mulheres e desigualdade de gênero  – 

 
cinelatinoO Cineclube Cinelatino inicia um novo ciclo de exibições neste sábado (24), com o tema “Mulheres – Retratos da desigualdade de gênero”. O filme brasileiro “Que horas ela volta?” faz a estreia da temporada, que também ganhou novo local, o bar Sudacas (Avenida República Argentina, 1106). A exibição será às 20h e, na sequência, haverá debate com Élen Schneider, docente do curso de Ciência Política e Sociologia; e Macarena Mercado Mott, estudante do Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina.
Estão programadas outras três exibições (veja abaixo). Segundo o docente e coordenador do projeto, Leonardo Name, o novo ciclo de filmes está em consonância com os recentes debates sobre gênero na UNILA, incluindo a instalação do Fórum Permanente de Equidade de Gênero e a normatização do uso do nome social.
Para ele, é importante promover o debate do tema, cada vez mais crucial, em tempos contemporâneos. “A violência de gênero é ampla e não atinge somente mulheres. Certamente, o tema mistura-se com questões de raça, classe e outros elementos de identidade”, diz. Os filmes escolhidos retratam diferentes formas de violência contra as mulheres, como a exploração no trabalho, o estupro e a objetificação, e apontam possibilidades de resistência.
Sobre o novo local, o bar Sudacas, Name explica que a escolha vem da necessidade de ampliar os debates. “O objetivo é levar o cinema para fora dos muros da Universidade, em local bastante frequentado por unileiros e não unileiros.”

a-que-horas-ela-voltaProgramação:*

24/09 – Que horas ela volta? (Anna Muylaert, Brasil, 2015)
15/10 – MIAU – Movimento Insurgente para a Autonomia de Si Mesma (MIAU – Movimiento Insurrecto por la Autonomía de Una MismaProductora Comunicación Social, Chile, 2014)
12/11 – Paulina (La Patota, Argentina/Brasil/França, 2015)
03/12 – Tragam-me a cabeça da mulher metralhadora (Tráiganme la cabeza de la mujer metralleta, Ernesto Diaz Espinoza, Chile, 2012)
*Início sempre às 20h
 
 
Visite também a lista de sugestões de filmes do “Cena Aberta”, da Guatá


Assessoria Unila