Às urnas

  –  Eleição para a reitoria da Unila tem quatro chapas inscritas  –

.
Quatro chapas se inscreveram para participar do processo de consulta pública para os cargos de reitor e vice-reitor da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). A votação está marcada para o dia 10 de setembro, das 8h às 23h, por meio eletrônico.
.
A nominata dos candidatos pode sofrer alteração, já que, conforme o edital com as regras da consulta, o prazo para a apresentação de recursos termina nesta sexta-feira, 27. A homologação final dos concorrentes será publicada pela Comissão Eleitoral Central no dia 30 de julho.
.
Por meio da assessoria de imprensa, a Unila detalhou como serão escolhidos os dirigentes. A Comissão Eleitoral Central encaminhará ao Conselho Universitário, instância superior da instituição, os resultados da consulta com duas fórmulas. O procedimento, esclareceu a universidade, segue o disposto na Resolução nº 03/2018, que regulamenta a eleição.
.
“Na primeira fórmula, os votos das três categorias – docentes, discentes e servidores técnico-administrativos – terão o mesmo peso (33,33%)”, informou a Unila. “No segundo cálculo, a categoria docente terá peso de 70%; a categoria discente, 15%; e a categoria técnico-administrativa, 15%.”
.
O Conselho Universitário terá a atribuição de definir a lista tríplice com os três candidatos mais votados, que será enviada para o MEC (Ministério da Educação). O reitor e vice-reitor serão nomeados pelo presidente da República, entre os integrantes da lista tríplice.
.
As chapas inscritas que aguardam homologação são as seguintes:
.
Chapa 1
Candidato a reitor: Félix Pablo Friggeri
Candidato a vice-reitor: André Luís André
Chapa: “Unila Popular e Latinoamerica”
.
Chapa 2
Candidato a reitor: Gleisson Alisson Pereira de Brito
Candidato a vice-reitor: Luis Evelio Garcia Acevedo
Chapa: “Unila de excelência, plural e integrada – Renovação comprometida com a América Latina e baseada no planejamento, transparência, sustentabilidade e participação”.
.
Chapa 3
Candidata a reitora: Cecilia Maria de Morais Machado Angileli
Candidato a vice-reitor: Gerson Galo Ledezma Meneses
Chapa: “Unila – Latinocaribenha, Pluridiversa, Autônoma e Popular”
.
Chapa 4
Candidata a reitora: Angela Maria de Souza
Candidato a vice-reitor: Marcelo Nepomoceno Kapp
Chapa: “Simplesmente Unila!”
.
Processo eleitoral – 
O colégio eleitoral é formado por docentes efetivos e temporários, técnico-administrativos em educação do quadro permanente e os estudantes com as matrículas regulares nos cursos de graduação e pós-graduação. A lista definitiva dos eleitores será divulgada no dia 27 de agosto.
.
A comunidade externa poderá participar das discussões em torno das propostas das chapas. Estão previstos pelo menos dois debates abertos ao público entre os candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor da Unila. A campanha eleitoral será entre 13 de agosto e 7 de setembro.
.

Clique para acessar a lista de candidatos inscritos

Clique para ver a íntegra da resolução eleitoral

____________________________________
Paulo Bogler

Arquivos

Categorias

Meta