Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Aula inaugural sobre negacionismos históricos terá transmissão online

A Casa de Oswaldo Cruz recebe em 19 de março, às 14h, o historiador Marcos Napolitano, da USP, para a aula inaugural “Negacionismos e revisionismos ideológicos: o conhecimento histórico em xeque”.
Detalhe do hoje desativado campo de Auschwitz, na Polônia. – Foto: Julia Sakelli, Unplash/Café e História.

 

A atividade, que abre o ano letivo dos cursos de pós-graduação das áreas de história, patrimônio cultural e divulgação científica da instituição, será transmitida ao vivo pela  página da Casa de Oswaldo Cruz no facebook. O evento é aberto e gratuito. Após a transmissão, a aula ficará disponível gratuitamente.

O termo negacionismo foi criado no final dos anos 1980 para se referir a negação do Holocausto. Nos últimos anos, no entanto, ele também tem sido designado para se referir a outras negações de eventos do passado, como a escravidão e a ditadura militar. No campo da ciência, o termo também é usado para deslegitimar fenômenos como o aquecimento global e a efetividade das vacinas e outros tratamentos.

“Eu pretendo apresentar a discussão atual sobre o negacionismo, que é um fenômeno relativamente novo na conjuntura brasileira. [A aula vai abordar] não somente o negacionismo histórico, mas [também] os negacionismos científicos, que vêm tomando conta do debate público, e também discutir as fronteiras entre o revisionismo historiográfico e o revisionismo ideológico”, afirma Marcos Napolitano, que é especialista em Brasil Republicano, sobretudo na história da ditadura militar no Brasil.

O Café História já publicou diversos conteúdos sobre negacionismo. O mais recente é o artigo “Qual passado usar? A historiografia diante dos negacionismos”, do historiador Arthur Lima de Avila, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


DE CAFÉ COM HISTÓRIA E INFORMAÇÕES DA CASA DE OSWALDO CRUZ

Arquivos

Categorias

Meta