Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Bela ilha Bela

Uma viagem com Danielly Ovsiany Becker
(texto e fotografias)

Praia dos Castelhanos, em Ilha Bela, SP. (Fotos: Danielly O. Becker)

.
“As viagens que fazemos nos trazem mais do que descanso e lazer, nos proporcionam conhecimento, interação com o meio, ambiente e social, e memórias inenarráveis!

Durante minha visita à Ilha Bela – litoral norte de São Paulo, tive a maravilhosa oportunidade de realizar a travessia da ilha de oeste a leste por uma estrada construída por escravos no ano de 1870. A estrada, que tem 18 km de extensão, liga a praia dos Castelhanos (linda por sinal) a praia do Perequê. Esse trajeto somente pode ser feito a pé ou em veículos de tração 4×4 devido às condições do ambiente (cascalho, subidas e descidas fortes próximas a desfiladeiros).


Mirante no ponto mais alto da ilha Bela, 180 m de altura. Ao fundo, a praia dos Castelhanos
(Fotos: Danielly Ovsiany Becker)

A viagem, de jipe, dura cerca de um hora. Mas o trajeto, mesmo que dificultoso e um tanto desconfortável, é muito agradável, pois há paradas para contemplar as belezas da serra (cachoeiras, piscinas naturais, fontes de água mineral).

Contando um pouco da história do local, a estrada era utilizada pelos escravos para transportar cachaça da praia dos Castelhanos, local onde havia um engenho, até o outro lado da ilha, onde o produto seguia para Santos. Hoje o local onde funcionava o antigo engenho cede lugar a um charmoso restaurante!

Com certeza é uma aventura que vale a pena ser vivida!”
(Danielly O. Becker)

___________________________
Danielly Ovsiany Becker é professora de Matemática na rede pública estadual de educação, em Foz do Iguaçu, Pr.


Arquivos

Categorias

Meta