Bike na Usina

Circuito Ciclístico Itaipu completa um ano com edição marcada neste domingo (26)

Neste domingo (26), às 8h, os ciclistas da região têm um encontro marcado na Itaipu Binacional para mais um Circuito Ciclístico. A edição deste mês será ainda mais especial, pois o passeio estará completando um ano – o primeiro evento foi em 27 de maio de 2018. Durante 11 edições, cerca de 2.400 pessoas pedalaram pela usina e puderam conhecer melhor as dependências da hidrelétrica.

A partir das 8h deste domingo (26), as vias da hidrelétrica irão receber os ciclistas para comemorar a data. As inscrições podem ser feitas por meio deste link: https://goo.gl/forms/DQPAq26epZ2xNp9V2, até sexta-feira (24). O passeio é gratuito e possui um limite de 200 vagas.

O ponto de partida do percurso, com cerca de 20 km e nível intermediário de dificuldade (com subidas e descidas), será na Barreira de Controle da Itaipu. Ao longo do trajeto, os participantes irão passar pelos principais pontos turísticos da margem brasileira, como o Mirante Central, vertedouro e o Porto Kattamaram.

Para participar, é preciso apresentar um documento de identificação com foto. O uso de capacete é obrigatório durante todo o passeio. A idade mínima é de 10 anos completos, desde que o ciclista-mirim esteja acompanhado dos pais ou responsável legal. Clique aqui para conferir todas as regras.

A primeira edição do evento foi realizada no dia 27 de maio de 2018 (Fotos: arquivo Itaipu)

Histórico do passeio

Quando foi criado o circuito, a ideia inicial era liberá-lo apenas para os empregado(as) de Itaipu. Mas após reuniões de planejamento, decidiu-se abrir o espaço para os ciclistas da comunidade. Segundo a Assessoria de Turismo, esse detalhe fez toda a diferença para o sucesso da ação, que também recebeu participantes do Paraguai e da Argentina.

De acordo com a Assessoria de Turismo, Itaipu recebia constantemente os pedidos para que os passeios de bicicleta fossem liberados dentro da usina. Só que isso demandava o planejamento prévio para toda essa atividade. No começo de 2018, o pessoal da Assessoria de Turismo e da Segurança Empresarial se reuniu para montar um circuito e estabelecer as regras, divulgadas pela Comunicação Social. Com tudo pronto, a ideia passou a ser executada em maio do ano passado.

_________________________
Itaipu Binacional