Boa Saúde

  –  Em Foz do Iguaçu, “Gramadão” recebe feira de produtos agroecológicos  –


A Feira de Agroecologia no Gramadão será semanal. Foto: Ronaldo Pavlak

Frutas, verduras, legumes e produtos coloniais como geleias e compotas produzidos pela agricultura familiar estarão disponíveis para a comunidade durante a Feira Agroecológica, que acontecerá no dia 02 de março, a partir das 18 horas, no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu. E mais importante: tudo orgânico, livre de agroquímicos.
A novidade da feira é a venda das Plantas Alimentares Não Convencionais (PANCs), que foram destaque da Itaipu na Vitrine Tecnológica Agroecológica, na 30ª edição do Show Rural Coopavel, no mês passado, em Cascavel. A feira sempre trabalhará com produtos da época estimulando a agricultura familiar da região.
A feira pretende ser semanal e uma opção para as pessoas interessadas em alimentar-se de forma saudável e um espaço de comercialização para os produtores das cidades da região que cultivam com base na agroecologia. Em franca expansão, os orgânicos são uma exigência de quem deseja aliar sabor, segurança alimentar e saúde.
Conforme Francini Mendosa, uma das organizadoras do evento, a Feira Agroecológica do Gramadão da Vila A teve uma edição experimental em dezembro do ano passado. Atestada a viabilidade, agora o objetivo dos promotores é realizá-la de forma permanente, semanalmente, às sextas-feiras.
Os produtos hortifrútis comercializados são atestados pela Rede Ecovida, articulação nacional de agricultores, cooperativas e associações responsável pela certificação participativa dos orgânicos. “O certificado garante que os produtos são cultivados de forma agroecológica, sem o uso de qualquer agroquímico”, expõe Francini.
 
Variedade
A organizadora diz que nesta primeira edição da feira são esperados entre 15 e 20 produtores. Ela explica que esse número de participantes garante uma grande variedade de hortifrútis, pois os agricultores das cidades da região se reúnem e enviam um representante que apresenta e comercializa a produção agroecológica das comunidades.
A Feira de Agroecologia é realizada pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Ecoiguaçu, Rede Ecovida, Itaipu Binacional, Secretaria de Agricultura, Fundação Cultural e Emater.
____________________________
Assessoria Itaipu

Arquivos

Categorias

Meta