Calourada Preta

    – “Afrontando o Racismo” na Unila. Veja a programação completa  – 

agenda calourada preta

Confira a programaçao completa da I Calourada Preta – UNILA 2016, clicando aqui:

O coletivo Afro Latinxs Americanxs e Caribenhxs realiza a primeira Calourada PRETA da Unila.
As atividades começam neste dia 8 e ocuparão todo o mês de março. Elas serão desenvolvidas em sua maior parte no campus provisório da Universidade Federal, agora instalado na antiga  sede das faculdades Uniamerica, na Avenida Tancredo Neves.
Uma palavra escrita não pode ser apagada. Por mais que o desenho tenha sido feito a lápis e que seja de boa qualidade a borracha, o papel vai sempre guardar o relevo das letras escritas. Não, senhor, ninguém pode apagar as palavras que eu escrevi”.
Inspirada nas palavras de Carolina Maria de Jesus, escritora brasileira, negra descendente de escravos, moradora de favela no século XX, a programação prevê atividades artísticas, painéis e rodas de conversa sobre temas que estão diretamente ligados à luta pela cidadania plena dos afrodescendentes na universidade e em toda a sociedade brasileira.  Isto inclui  identidade, estética, artes, literatura, comportamento, economia, memória, Estado, repressão policial, preconceito racial, legislação, justiça e resistência. O nome do evento resume com que viés: “Afrontando o racismo”.
Angélica Pereira, estudante de História da Unila e integrante do Coletivo, explica que a organização existe desde 2014, mas que essa é a primeira vez que desenvolverá uma programação organizada para recepcionar os calouros vindos de todo o Brasil e de países latino-americanos e do Caribe. Em especial, diz ela, “queremos reunir aqueles estudantes de origem comum à nossa”.
O Coletivo Afro também tem a intenção de estender o debate e a divulgação de suas bandeiras para fora dos muros da Unila. Por isso, algumas atividades da calourada serão desenvolvidas especialmente fora do campus, conta Angélica. “Nossa ideia é alcançar as pessoas que não estão na universidade, mas vivem as mesmas questões em nosso País”.
Confira a programaçao completa da I Calourada Preta – UNILA 2016, clicando aqui:


 
Coletivo Afro/guatá

 

Arquivos

Categorias

Meta