Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Carolina na Companhia das Letras

A Companhia das Letras publicará a obra de Carolina Maria de Jesus, autora brasileira, negra e favelada, que viveu até 1977.

Em nota, a editora informou que a publicação incluirá diversos títulos, “como escritos memorialísticos, romances, poesia, música, teatro e narrativas curtas, entre outros”. Além disso, a Companhia vai recuperar textos de Carolina registrados em cadernos, espécies de diários dela, espalhados em acervos pelo Brasil.

Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento (MG), em 1914, e viveu a maior parte da vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo. Sua obra mais conhecida, “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada” (1960), foi organizada pelo jornalista Audálio Dantas e reúne escritos distribuídos em cadernos encontrados no lixo, enquanto trabalhava como catadora.

“Esta iniciativa [a publicação da obra da autora] é um desejo de restituir a voz autêntica dessa grande escritora, trazendo ao público seu projeto literário por completo. É, ainda, um esforço de reparar a rejeição e estigmatização que Carolina por décadas sofreu dos círculos literários, fruto de um racismo estrutural que lhe negava a presença nesses espaços”, disse a Companhia das Letras.

A edição da obra será supervisionada por um conselho editorial composto, entre outros nomes, por Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina, e pela escritora Conceição Evaristo.

O primeiro lançamento será “Casa de Alvenaria”, parte da série “Cadernos de Carolina”, que publicará diários da escritora, registrados em primeira pessoa. Outros volumes da série incluirão cadernos que retratam a vida na favela, suas viagens e os últimos registros da escritora, quando se mudou para um sítio em Parelheiros, na zona sul de São Paulo. Todos os “Cadernos de Carolina” serão coordenados por Vera Eunice de Jesus e Conceição Evaristo.

Leia também: https://guata.com.br/quarto-de-despejo-2/

Leia também: https://guata.com.br/muitas-fugiam-ao-me-ver/

Da página Universa

Arquivos

Categorias

Meta