Ciclo Formativo “Transição para sociedades sustentáveis, online e gratuito. Inscreva-se!

O Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer e o projeto de extensão Doc Ambiente promovem a partir desta terça-feira, 16 de junho, o I Ciclo Formativo “Transição para sociedades sustentáveis” totalmente online e gratuito.

.
O objetivo é compreender necessidades e possibilidades de transição para sociedades sustentáveis, já que a crise civilizatória se evidencia de modo ainda mais marcante no atual contexto de pandemia. Há a possibilidade de assistir aos cinco encontros semanais pelo canal do Observatório no YouTube, sempre às terças das 10h às 11h30, ou participar na modalidade de formação, mediante inscrição e apresentação de trabalho final. As vagas da modalidade formativa são limitadas e obedecerão ordem de inscrição.

Programação 

Na abertura, dia 16/06, a bióloga, doutora em Educação Ambiental, pesquisadora de Responsabilidade Planetária e coordenadora do Observatório, Luciana Ribeiro, trata da “questão ambiental como potencial transformador civilizatório”.

Na semana seguinte, 23/06, o tema a ser tratado é “políticas de co-responsabilidade e co-gestão na Transição para Sociedades Sustentáveis a partir desta terça-feira construção de sociedades sustentáveis”, com Adriana Brandt, especialista em sustentabilidade urbana, e Fernando Carneiro, arquiteto e permacultor.

Em 30/06, o “painel de economias de transição” contará com Andreza Lucas, o consultor em desenvolvimento Juliano Hoesel e o médico Roberto Almeida.

No quarto dia, 07/07, o tema central é “conhecimento: novas formas de fazer ciência para sociedades sustentáveis”, com a geógrafa Ana Cristina Ferreira, a filósofa Idete Teles, o pesquisador em Biodiversidade Neotropical Juan Espinoza, a doutora em Ciências Ambientais e Florestais Marcela Kropf e o doutor em Geografia Humana Sérgio Claudino.

E no encerramento, dia 14/07, a educadora ambiental Moema Viezzer e o presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental Joaquim Ramos Pinto tratam da “educação para construção de sociedades
sustentáveis”. Ao final de cada encontro, serão sugeridos pelo Doc Ambiente filmes de ficção ou documentários sobre os temas abordados no dia, como interface da produção cinematográfica com a educação ambiental.

I Ciclo Formativo “Transição para sociedades sustentáveis”, semanalmente de 16/6 a 14/7, em 5 encontros online e gratuitos, sempre às terças, das 10h
às 11h30. Formulário de inscrição para a modalidade formativa:

Inscrição I Ciclo Formativo.

Link para transmissão dos encontros: Canal do Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer. Mais informações: redes sociais do Observatório.

Doc Ambiente / Anna Fonseca