Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Cinco acervos on-line da USP com acesso gratuito

Você sabia que a Universidade de São Paulo – USP  – uma série de acervos on-line que estão abertos para todos? De e-books, revistas e obras raras até dissertações, teses de doutorado e aulas completas, uma seleção de conteúdos pode ser consultada em uma diversa gama de assuntos.

Parte da responsabilidade pela manutenção e disponibilização desses acervos é da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), organização que nasceu em 2019 e incorporou as atividades do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade.

Para Elisabeth Dudziak, chefe da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação da AGUIA, é essencial que instituições públicas como a USP forneçam acesso aberto e gratuito à informação para o maior número de pessoas possível.

De acordo com a especialista, esse acesso é importante não somente pela sua qualidade, “mas também para dar visibilidade ao que a própria Universidade faz”, já que, em suas palavras, um dos objetivos da USP é “tornar a ciência acessível”.

Confira abaixo cinco acervos que podem ser consultados gratuitamente pela internet.

1 – A USP possui mais de 270 mil obras no formato e-book adquiridas de diversas editoras. Para acessar o catálogo e consultar a lista completa, basta buscar pelo Portal de Busca Integrada ou na Lista de Livros Eletrônicos. Além deles, desde março de 2016, a Universidade mantém o Portal de Livros Abertos da USP, com mais de 360 obras, que podem ser baixadas na íntegra e que cobrem assuntos como engenharia, saúde, arquitetura, educação, turismo, além de coleções temáticas. O Portal reúne livros digitais acadêmicos e científicos publicados por autores vinculados à USP.

2 – Desde 2008, o Portal de Revistas USP reúne uma biblioteca digital de centenas de revistas publicadas pelas diferentes unidades de ensino e pesquisa que fazem a Universidade. Todas as revistas são abertas e contêm o texto completo dos artigos publicados.

3 – Para os que estão interessados nos resultados das pesquisas produzidas diretamente nos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado da USP, a Universidade mantém, desde 2001, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, considerada a maior biblioteca digital do gênero na América Latina, com mais de 92 mil documentos.

A partir de um sistema de busca avançada é possível procurar por temática, campo de interesse, nome dos autores ou orientadores de cada pesquisa. Todos os trabalhos são disponibilizados para download em formato pdf, com exceção daqueles que envolvem patentes e permanecem com acesso restrito.

4 – Na Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP (BORE), inaugurada em 2003, materiais datados do século 15 ao século 20 podem ser consultados na íntegra por todos. São livros, folhetos, revistas, jornais e diversos outros documentos que incluem não apenas obras raras, mas também obras únicas, inéditas, ou parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações especiais ou mesmo com autógrafo de personalidades célebres.

 

5 – Para os que preferem consultar conteúdos em vídeo, o site e-Aulas é uma biblioteca digital que disponibiliza um acervo de mais de 1.500 vídeos das aulas de disciplinas e cursos oferecidos pela USP. O conteúdo de mais de 180 disciplinas está disponível para o público em geral. Para acessar, é preciso que os interessados se inscrevam no site.

Jornal da USP

Arquivos

Categorias

Meta