Cine Latino

“Estou me guardando para quando o carnaval chegar” é o filme desta sexta (22) do projeto de cineclube da Unila. Sessão gratuita às 19 horas.

O Cineclube Cinelatino e a organização do VII Encontro de Estudos Sociais desde a América Latina e o Caribe, trazem a Foz do Iguaçu o longa-metragem “Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar”, do diretor Marcelo Gomes, nesta sexta-feira 22 de novembro, em sessão única, na Unila – Jardim Universitário, sala C203, às 19 horas. O evento é aberto à comunidade não acadêmica e tem entrada gratuita.

Depois dos premiados “Cinema, Aspirinas e Urubus” e “Joaquim”, o diretor pernambucano chega com seu primeiro documentário que aborda as novas relações de trabalho dentro dos excessos do capitalismo moderno. O lugar é Toritama, cidade do interior do Nordeste, conhecida como a “capital do jeans”, onde a maioria dos moradores tem, como fonte de sobrevivência, a confecção de roupas.

São famílias que converteram as suas próprias casas em pequenas fábricas, chamadas por alguns de “facções”, nas quais trabalham mais de 12 horas por dia para todo ano, na temporada de carnaval, viajar ao litoral. Apesar de serem produzidos mais de 20 milhões de jeans ao ano e da longa jornada de trabalho, segundo o diretor, “não existe garantia nenhuma, nenhum vínculo, nem saúde, nem aposentadoria. Resta-lhes a certeza de que, quando voltarem para casa, começarão tudo de novo”.

Após a sessão, haverá um debate com a presença de Fernando Prado (Professor de Economia Unila – ICAL), Victoria Darling (Professora CPS Unila – ICAL) e Mariana Malheiros (Discente do ICAL – Unila).

Estudos Sociais – O VII Encontro de Estudos Sociais está sendo realizado na Unila desde o dia 21 e prossegue até o dia 23. Mais informações: https://eesalc.com/

__________________
Assessoria