Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Cinema em casa: na tela Turquia, Japão e Brasil. Online, gratuito.

Cinco novos filmes entraram em cartaz esta semana na plataforma Cinema em Casa do Sesc SP.

A programação de filmes em streaming do Sesc São Paulo, na plataforma Sesc Digital, que reserva a cada semana um espaço exclusivo para as sessões, oferece mais cinco novos títulos desde a última quinta-feira, 23 de julho. O longa “Cinco Graças” é dirigido pela turca Deniz Gamze Ergüven. Do Japão vem “Entre-laços”, um drama dirigido por Naoko Ogigami. Já entre os brasileiros estão os documentários “Partido Alto”, de Leon Hirszman, e “Encantado – Brasil em Desencanto”, de Felipe Galvon, e a animação “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu.

Para conferir todos os filmes já incluídos no projeto, basta acessar a Plataforma Sesc Digital para conferir longas e documentários, com acesso gratuito a qualquer hora do dia para ver e rever e sem necessidade de cadastro. Para acessar, clique aqui.

 

Os filmes da semana:

Cinco Graças

No início do verão em um vilarejo turco, Lale e suas 4 irmãs brincam de forma debochada com os meninos, o que acarreta em um escândalo de consequências muito fortes: a casa delas se torna praticamente uma prisão, elas aprendem a limpar ao invés de ir para a escola e seus casamentos começam a ser arranjados. As cinco não deixam de desejar a liberdade, e tentam resistir aos limites que lhes são impostos.

(Mustang, Turquia, França, Alemanha, 2016, 93 min, Ficção, 14 anos)
Direção: Deniz Gamze Ergüven
Roteiro: Deniz Gamze Ergüven, Alice Winocour
Fotografia: David Chizallet, Ersin Gok
Elenco: Günes Sensoy, Doga Zeynep Doguslu, Tugba Sunguroglu, Elit Iscan, Ilayda Akdogan, Nihal G. Koldas, Ayberk Pekcan
Legendas: Português (pt-br)

 

Entre-Laços

Depois de ser abandonada pela mãe, Tomo, uma garotinha de 11 anos, é acolhida por seu tio, Makio, e por sua namorada Rinko, uma mulher trans. A princípio, a menina estranha a nova relação familiar, mas, com o passar do tempo, Tomo que acaba descobrindo o verdadeiro sentido de uma família.

(Karera ga honki de amu toki wa, Japão, 2017, 127 min, Ficção, 16 anos)
Direção e Roteiro: Naoko Ogigami
Produção: Mayumi Amano, Masashi Igarashi, Hajime Inoue, Kenzô Ishiguro, Kumi Kobata, Noriaki Takagi
Elenco: Mugi Kadowaki, Kenta Kiritani, Tôma Ikuta
Legendas: Português (pt-br)

 

Partido Alto

Com raízes na batucada baiana, o partido alto sofre variações porque, ao contrário do samba comprometido com o espetáculo, é uma forma livre de expressão e comunicação imediata, com versos simples e improvisados, de acordo com a inspiração de cada um. Partido Alto é uma forma de comunhão, reunindo sambistas em qualquer lugar e hora pelo simples prazer de se divertir.

(Partido Alto, Brasil, 1982, 22 min, Documentário, 10 anos)
Direção e Roteiro: Leon Hirszman
Fotografia: Lúcio Kodato
Elenco: Candeia, Casquinha da Portela, Paulinho da Viola, Manaceia
Legendas: Português (pt-br)

 

Encantado – O Brasil em Desencanto

Considerado há alguns anos o “país do futuro”, o Brasil viu crescer desde 2013 um desencanto profundo entre as classes médias e populares que culminou com a ascensão de Jair Bolsonaro à Presidência em 2018. Encantado retrata essa história recente brasileira a partir de um bairro homônimo do subúrbio carioca transfigurado pelas Olimpíadas de 2016. Do Rio a Paris, um testemunho político e poético do Brasil pelo olhar da primeira geração de classe popular a estudar no exterior. Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no 7º Festival Internacional de Cinema da Brasília.

(Encantado, França, Brasil, 2020, 83 min, Documentário, Livre)
Direção: Filipe Galvon
Roteiro: Filipe Galvon, Sidonie Garnier
Fotografia: Rodrigo Torres, Filipe Galvon, John CM
Elenco: Vanessa Oliveira, Gabriel RG, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Marcia Tiburi, Jean Wyllys, Vladimir Safatle, Fernando Haddad, Alain Badiou, Guilherme Boulos, Ciro Gomes, Gregório Duvivier
Legendas: Português (pt-br)

 

O Menino e o Mundo

Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

(O Menino e o Mundo, Brasil, 2014, 85 min, Animação, Livre)
Direção, Roteiro e Montagem: Alê Abreu
Produção: Fernanda Carvalho, Tita Tessler, Helena Botelho, Raquel Fortes, Tainá Maneschy, Maria Montesanti
Música: Ruben Feffer, Gustavo Kurlat
Elenco: Vinicius Garcia, Marco Aurélio Campos, Lu Horta, Alê Abreu, Felipe Zilse
Legendas: Português (pt-br)

.Para acessar todos os filmes do programa, clique aqui.

Guatá / Fonte: Sesc SP

Arquivos

Categorias

Meta