Close up

Paraguai comemora o Dia Internacional do Audiovisual com a criação de seu primeiro instituto de cinema

Filmagem de “Los Buscadores”, produção paraguaia recente (Foto: AIP)

Por ocasião do Dia Internacional do Audiovisual, em 27 de outubro, o Paraguai comemorou a regulamentação de várias normas em relação à produção audiovisual naquele país. A medida mais importante deste regulamento é que ele estabelece as bases para o funcionamento do Instituto Nacional de Audiovisual (INAP) e do Conselho Audiovisual.

Através deste instituto, serão administrados fundos e projetos para a promoção da produção audiovisual no Paraguai. O objetivo da Secretaria Nacional de Cultura (SNC) – pasta que responde pelas políticas oficiais da área – é que ele esteja operacional em cerca de 90 dias.

Por seu lado, o Conselho Audiovisual será o órgão consultivo, de supervisão e controle do instituto cinematográfico.

Histórico – A Lei 6.106 / 18 que abrange a questões relacionadas com a produção de audiovisual no Paraguai, incluindo o próprio funcionamento do INAP, resultou do trabalho de uma mesa multissetorial entre o governo paraguaio e todos os setores profissionais do audiovisual.

Com essa etapa, o Paraguai criou oficialmente seu instituto de cinema e o objetivo é começar a operar em 2020 ou 2021, para o qual será solicitada uma proposta de cada organização da Mesa Multissetorial, disse a diretora de Audiovisual da SNC, Guillermina Villalba.

__________________
Fonte: AIP

Arquivos

Categorias

Meta