Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Comprovação

  –  Exame gratuito concede certificação dos ensinos fundamental e médio  –

Inscrição e material de estudo gratuitos. Foto: divulgação Agência Brasil

Quem não conseguiu concluir os estudos dentro da idade prevista pode inscrever-se no Encceja 2018 (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos). Os aprovados nas provas obtêm certificação nos ensinos fundamental ou médio. O período de inscrições vai de 16 a 27 de abril, e as provas serão aplicadas no dia 5 de agosto.
O exame oficial é inteiramente gratuito, mantido pelo Ministério da Educação, por meio do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No Paraná, o Encceja é realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o IFPR (Instituto Federal do Paraná), instituições que emitem os certificados aos alunos aprovados.
Os interessados em participar do exame devem fazer a inscrição internet. Para a prova do ensino fundamental, o candidato deve ter 15 anos completos na data das provas. Para o ensino médio é exigido que o participante tenha pelo menos 18 anos. É necessário informar o número do CPF e identidade, um e-mail e número de celular.
As provas acontecerão em Foz do Iguaçu e em outros 48 municípios, no dia 5 de agosto pela manhã e à tarde. São 30 perguntas de múltipla escolha e redação. Aprovado em todas as disciplinas, o candidato receberá a certificação para o nível de ensino ao qual se inscreveu. Ele também poderá obter a proficiência apenas nas disciplinas em que conseguiu a média.
Provas
O Encceja 2018 será constituído de duas provas por turno. Os testes estão agendados para as 9 horas e 15h30. Os portões dos locais do exame serão abertos com uma hora de antecedência. Quem faltar sem justificativa terá de pagar taxa ao inscrever-se novamente.
As provas para o ensino fundamental abrangem Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. A avaliação do ensino médio comporta Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas.
Estudo grátis
Para se preparar para as provas, os candidatos têm a opção de baixar material didático gratuito, disponibilizado pelo INEP. O conteúdo pode ser acessado. Clique aqui.
Mais informações sobre o edital, clique aqui.
(espere carregar o PDF).
____________________________________________________
Paulo Bogler / (Com informações da Agência Brasil)

Arquivos

Categorias

Meta