logo-guata-site

AUE LITERÁRIO
REVISTA ESCRITA
SORTEIE UM HAIKAI
DE LÁ & DE CÁ

Concurso literário no Paraguai vai premiar poesias

O projeto Tú cuentas, yo edito lança concurso literário para paraguaios e residentes com apoio de várias entidades.

A nova maneira de se relacionar entre as pessoas e o meio ambiente tem sido um desafio durante o período de emergência sanitária no mundo, lançando a campanha do concurso literário por meio das redes sociais, convidam aos cidadãos a compartilhar suas poesias.

O objetivo de concursos e competições desse tipo é abrir novas portas e canais de expressão e valorizar a escrita de crianças e adultos. 

Sobre o primeiro concurso literário, a ideia é conhecer os talentos escondidos em todo o território do Paraguai e que talvez não tenham a oportunidade de demonstrá-lo. “Este concurso é uma excelente porta para jovens e adultos, não importa em que condição estejam”, explicou o escritor e jurado do concurso, José Monnin.

José Monnin, Joel Recalde e a escritora Jullianna Barreto (Fotos: divulgação)

Para avaliar as poesias, um júri especializado – composto pelos escritores José Monnin, Joel Recalde e a escritora Jullianna Barreto–, serão seleccionados quatro finalistas, que serão premiados com valores de 800.000  e 1.000.0000 de guaranis.  

Além disso, os autores das 30 melhores poesias terão seus textos publicados em uma coletânea  inédita com e editora Arandurã. Os textos selecionados também ficarão disponíveis via online.

“Queremos favorecer a cultura e aliviar essa experiência dramática pela qual estamos passando como indivíduos e como sociedade nesta pandemia”, disse Jullianna Barreto, escritora e membro do júri.

Participação

Poderão participar deste concurso, em sua primeira edição crianças de 8 a 18 anos (categoria menor) e 19 anos sem limite de idade( categoria maior), de nacionalidade paraguaia ou com residência no Paraguai de 3 anos mas devem apresentar documento de identidade para verificação.

Os trabalhos apresentados devem ser totalmente originais e inéditos. Não deve participar simultaneamente de nenhum outro concurso. Não serão aceitas adaptações de outros originais.

O tema é livre, escrito em espanhol com o número mínimo de 14 versos e o máximo de 30 versos.

Os trabalhos devem ser enviados em Word com tamanho de fonte 12 e Times com espaçamento duplo e folha única.

O concurso terá um custo de inscrição de 50.000 guaranis que devem ser depositadas na conta poupança nro 961429 – Jullianna Barreto – CI 7383008-9 Banco Atlas ou Giro Tigo no número 0983 510 450.

O autor enviará o mesmo email:

O documento terá o nome com o pseudônimo, deve haver a seguinte lista: 

* Título do trabalho, * Nome completo do autor, * Data e local de nascimento, endereço, profissão, número de telefone e endereço de email, * Foto de depósito na conta poupança ou Giro Tigo (G50.000)

Cópia da identidade se for paraguaio. Os competidores estrangeiros devem enviar uma cópia da identificação nacional (do país de origem), uma cópia do cartão de imigrante e da identidade.

Um breve resumo biográfico.

O trabalho dos menores deve ser acompanhado pela autorização dos pais ou da pessoa que exerce a autoridade parental (juntamente com suas cópias das identificações originais), nas quais é mencionado que eles concordam e dão o consentimento de que seus pais as crianças participam assinando um cartório. Em caso de sucesso, será necessário que quem recebe e assina o recibo correspondente seja um pai registrado.

Se o competidor não enviar toda a documentação exigida antes do prazo final, ele será desclassificado.

Esta chamada entrará em vigor de 4 de abril a 12 de dezembro de 2020. Podem  enviar os poemas para o e-mail: tucuentasyoedito@gmail.com

 

Os trabalhos premiados estarão na posse do projeto, Tú cuentas, yo edito. Seus organizadores terão liberdade para utilizá-los. A publicação dos trabalhos premiados pelos autores deve ter permissão expressa por escrito.

Os prêmios serão apresentados em fevereiro de 2021 e o livro será apresentado com os trabalhos selecionados. Mais detalhes serão relatados aos vencedores.

A participação neste concurso implica a total aceitação destas regras e decisões do júri, que inclui o poeta José A Monnin, o escritor Joel Recalde e a escritora Jullianna Barreto. Para qualquer informação sobre o concurso, entre em contato com os números via whatsapp 0983510450 / 0971305371 Facebook: MaKNay ou e-mail: tucuentasyoedito@gmail.com

Por assessoria