Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Crianças francesas conquistam paraguaios interpretando uma guarânia, com lindo sotaque

O pai, multi-instrumentista talentoso, Isaac e Nora. Músicas do mundo, com um estilo próprio. (Captura de tela)

Em tempos de tanta dor, sofrimento (e também esperança), duas crianças francesas conseguiram fazer os paraguaios ao redor do mundo derramarem lágrimas de pura emoção. E, certamente, não apenas paraguaios.

A notícia sobre os irmãos foi publicada no jornal ABC Color. A história é interessante, porque os irmãos Isaac, de 12 anos, e Nora, de 9, são franceses, filhos de pai sul-coreano e mãe francesa. O pai, Nicolás, foi quem despertou o interesse das crianças por músicas de diferentes rincões do planeta.

O pai toca diferentes instrumentos, com muito talento. O filho segue seus passos. E a irmãzinha dele, que também é instrumentista, canta. E como canta! Aprecie o espanhol dela, cheio de “erres” à francesa…

Do Paraguai, o pai escolheu a música “Mis noches sin ti”, do compositor Demetrio Ortiz, falecido em 1975. A filha dele, María Esperanza Ortiz Maidana, deixou no Youtube uma mensagem em que se disse comovida com a formosa versão que as crianças fizeram. Com orgulho e emoção, disse esperar que “a guarânia chegue ao coração das crianças de todo o mundo”.

Conta o ABC Color que “Mis noches sin ti” é uma canção de amor, mas de um filho pela mãe. Ele compôs para a mãe dele, em fevereiro de 1943. Três anos depois, a mãe morreu, e a canção se tornou ainda mais prepoderante em sua carreira.

Ortiz nasceu em Piribebuy em dezembro de 1916 e morreu em Buenos Aires, em agosto de 1975. Foi músico, compositor, dramaturgo e coreógrafo de dança paraguaia. Está sepultado no cemitério de Lambaré, na Grande Assunção.

No Youtube, o vídeo da música de Ortiz, interpretada pelas crianças francesas, foi assistido por quase 500 mil pessoas. No Facebook, já conquistou quase 100 mil “likes”.

A família vive em Quimper, na Bretanha, oeste da França. O pai sempre aparece nos vídeos, enquanto a mãe trabalha nos bastidores: é ela que faz as gravações.

Veja, ouça e… se você não se emocionar, você está precisando de uma dose de sensibilidade.

Embaixo do vídeo, o link para o canal das crianças no Youtube.

Se você quiser ouvir músicas de outros estilos e países, aqui está o link: isaac et nora

Por Claudio Dalla Benetta / H2Foz

Arquivos

Categorias

Meta