A Cultura contra o Aedes!

  –  Neste sábado, dia 6, às 10 horas da manhã, a população iguaçuense deflagará um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, o vetor transmissor de doenças como a dengue e o zika virús.
Organizada pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a “Hora H” é um chamamento
para a nossa responsabilidade como moradores da cidade com um problema que só se agrava.
Afinal, não basta matar os mosquitos, não podemos deixá-los nascer.
Para tanto, precisamos acabar com os criadouros dos insetos. 

Pois bem, a Guatá está nessa e convida a todos os ativistas culturais da cidade
a se juntarem à buena onda. Ela tem de ser permanente e precisa do nosso engajamento.

CAMPANHA DENGUE HORA H

Abaixo, reproduzimos texto assinado pelo Ministério da Cultura,
que também está mobilizado para auxiliar nessa cruzada de saúde pública.
Obtenha através dele informações básicas para fazer frente ao “Aedes”

 
Cultura e informação são as melhores formas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Você sabe quais os cuidados que você precisa tomar em sua casa? Conhece os sintomas de dengue, chikungunya e zika? E as formas de tratamento? Vamos lá, a gente explica tudinho pra você!
“A ideia é que todo brasileiro seja multiplicador dessa ação. É uma guerra que deve mobilizar o País inteiro”, afirmou o ministro da Cultura, Juca Ferreira. “Estamos em período de chuva. Esse mosquito tem a capacidade destruidora de transmitir doenças e algumas delas são mortais. É preciso uma mobilização geral do País, toda poça d´água é uma possível área de reprodução do mosquito”, alertou.
_____instrucoes_zika_nova_idv
Como posso combater o mosquito?
Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Por isso, reserve um tempo do seu dia para eliminar os criadouros do mosquito. Em 10 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada.
Quais são os sintomas da dengue, chikungunya e zika?
Clique na imagem e saiba mais sobre cada uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
tabela sintomas11111
 
Se eu estiver com alguma suspeita, o que devo fazer?
cartilhaNão existe vacina ou tratamento específico para dengue, chikungunya ou zika. O tratamento é feito para aliviar os sintomas. Por isso, se aparecerem os sintomas, é importante procurar o serviço de saúde mais próximo e o mais rápido possível, fazer repouso e ingerir bastante líquido. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia.


 
Guatá/com MinC

Arquivos

Categorias

Meta