Cultura em movimento

  –  Livro da OEA destaca Pontos de Cultura como boas práticas  –

Clique para acessar a publicação

Na publicação “Cultura, común denominador para el desarrollo. 18 prácticas exitosas”, a Organização dos Estados Americanos (OEA) destaca o programa Cultura Viva/Pontos de Cultura como uma das iniciativas culturais de resultado. Mantido no Brasil, por meio de parceria entre o Ministério da Cultura e o organizações culturais de base comunitária, o Cultura Viva figura entre projetos de destaques do Canadá, Estados Unidos e vários países latino-americanos.
O livro integra o projeto da OEA denominado “A cultura em desenvolvimento: uma rede interamericana de informação”, que visa fomentar na sociedade e nas esferas governamentais, o papel central da cultura para o crescimento econômico, a inclusão social e a sustentabilidade.  A ação prevê apoio para as atividades culturais mantidas na América Latina e consideradas exitosas.
Os Pontos de Cultura foram criados pelo Governo Federal em 2003, beneficiando cerca de 4 mil entidades em todo o país. Prevalecendo sobre diversas tentativas de demonstre, atualmente, o programa enfrenta o retrocesso decorrente da crise institucional que vive o MinC, órgão que chegou a ter seu fechamento anunciado pelo atual governo.
Em Foz do Iguaçu, a Rede de Pontos de Cultura reúne 14 instituições, entre conveniadas e outras com convênios já expirados. Os Pontos de Cultura foram selecionadas em dois editais de seleção pública, ofertando atividades de formação e circulação e arte e cultura em várias regiões da cidade, abrangendo diversas linguagens.
Em seu livro, além do programa Cultura Viva, a OEA destaca trabalhos como o festival artístico itinerante que acontece no Caribe, o fazer identitário de artesãos e artistas plásticos da Argentina. O estudo também reúne o trabalho de documentação de línguas sob risco de desaparecimento, que acontece na Nicarágua. Ao todo, estão recolhidas dezoito experiência culturais que acontecem na América.

______
Guatá/Paulo Bogler

 
 
 
 

Arquivos

Categorias

Meta