Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Curso preparatório para pós-graduação “Afirmação na Pós UFPR” abre inscrições

O objetivo é preparar pessoas interessadas em participar de processos seletivos de mestrado e doutorado no Brasil.

As inscrições para as novas turmas do curso de Formação Pré-Acadêmica: Afirmação na Pós UFPR (Pré-Pós) estão abertas até o dia 20 de agosto, no site da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (SIPAD). São ofertadas duas turmas, sendo uma exclusiva para residentes do litoral paranaense. Em função das condições impostas pelo Covid 19, o curso será integralmente em plataforma digital, no período de setembro a dezembro de 2020.

O Pré-Pós tem como objetivo preparar, de forma equânime, pessoas interessadas em participar de processos seletivos de mestrado e doutorado no Brasil. Estão previstas aulas não presenciais e orientações personalizadas para elaboração de projeto de pesquisa. O curso também terá módulos de leitura de textos acadêmicos em língua portuguesa e língua estrangeira, produção de textos acadêmicos em língua portuguesa e metodologias de pesquisa e escrita científica.

Para se candidatar, é preciso ser brasileiro ou estrangeiro com RNE ou CRNM; ter diploma de graduação ou estar no último ano de curso superior reconhecido pelo MEC, ou ter diploma de mestrado em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes. Segundo o professor Paulo Vinicius Baptista da Silva, Superintendente da SIPAD, busca-se diversidade de público, com prioridade para pertencentes aos grupos de mulheres negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas trans, ativistas LGBT e migrantes humanitários. O edital também contempla egressos de programas de ações afirmativas no ensino superior e pertencentes a grupo de vulnerabilidade socioeconômica.

A seleção será feita conforme análise da documentação solicitada no edital e da carta de apresentação. Uma turma tem 60 vagas e as aulas serão de 12 de setembro a 15 de dezembro de 2020. As informações completas estão no edital 08/2020 e o formulário de inscrição pode ser preenchido diretamente no site.

A turma exclusiva para os residentes no litoral paranaense oferta 20 vagas. As aulas serão de 12 de setembro a 12 de dezembro de 2020. As informação da turma do Litoral estão no edital 09/2020 e as inscrições também são online.

O curso de extensão é ofertado pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (SIPAD), através da Coordenadoria de Políticas Afirmativas (CPA) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB). Informações complementares podem ser obtidas pelo email cursopreposufpr@gmail.com .

Por UFPR

Arquivos

Categorias

Meta