"Curtas no Terraço"

  –  Este é o nome da programação alternativa de cinema que vai rolar em Ciudad del Este, sábado, dia 3  –


Neste sábado, a partir das 20 horas, o Hostel Casa Alta desenvolve a mostra de cinema “Cortos en la Terraza”, em Ciudad del Este, no Paraguai. Serão apresentados três produções cinematográficas paraguaias. Os filmes procuram mostrar realidades sociais, a partir de um enfoque diferenciado, propondo que a a arte é uma expressão capaz também de criar consciência coletiva.
“Tujami”, curta realizado na região de Alto Paraná (próxima da fronteira brasileira) será o primeiro da noite. Ele conta a história de Don Victorino, um ancião que supera os obstáculos impostos pelo Estado e a sociedade que não se obriga a cuidar dos cidadão de terceira idade.
A segunda película a ser apresentada é “Marcas na água”, filme que se serve da poesia para narrar, inspirado no livro de mesmo nome, da autora argentina Lilian Caiel.
Por último, “Zulema” reflete sobre a discriminação laboral que sofrem as pessoas transexuais. O curta se baseia no conto “Ramón Zulema” do escritor paraguaio Edu Barreto e já recebeu várias premiações paraguaias e internacionais.
Como curiosidade, vale a pena lembrar de que a protagonista de “Marcas na Água” é Ana Ivanova, que participou do longa “Las Herederas”, premiado com o Urso de Prata do Festival Internacional de Berlim, na Alemanha.
 
Debate – Após as projeções, a atividade prosseguirá com um debate que contará com a presença de Cindy Elizeche y Raquel Barreiro, que produziram “Tujami”, e de Leticia López, que foi assistente de direção de “Marcas na Água”, além de adaptadora de roteiro e produtora de “Zulema”.
O evento é gratuito e tem o objetivo de difundir produções cinematográficas paraguaias que contenham um viés de denúncia social, segundo seus organizadores. Haverá venda de bebidas, pipoca e lanches rápidos.

Serviço:
“Cortas en la Terraza”
programação tripla de cinema e debate
20 horas.
Local: Casa Alta Hostel CDE
Tacuru Pucu 20, 7000
Bairro Boquerón, Ciudad del Este, PY
___________________________________________________
Guatá/com assessoria e jornal La Clave

Arquivos

Categorias

Meta