Dale pedal!

  –  Foz celebra o Dia Mundial sem Carro  –

.
Neste sábado, 22, acontecerá a 1ª Pedalada Unileira, passeio ciclístico em Foz do Igauçu que marca o Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro de cada ano. O objetivo é valorizar o uso da bicicleta como meio de transporte diário e seus benefícios para a mobilidade urbana e para a saúde das pessoas.
.
O passeio terá saída e chegada no campus da Unila Jardim Universitário (ao lado da Unioeste) e seguirá até a Prainha de Três Lagoas. A concentração para o início do pela será às 13h30. Considerado moderado, o trajeto tem de 20 a 25 quilômetros. O percurso foi definido coletivamente por pessoas interessadas no pedal.
.
A pedalada é aberta à comunidade e não tem custo ou restrição de idade aos participantes. Não é necessária inscrição prévia. O evento é organizado por estudantes de vários cursos da Unila e pretende ainda aproximar pessoas que utilizam a bicicleta.
.
Uma das organizadoras do pedal, Iara Siq explica a principal intenção do passeio. “O objetivo é realizar uma reflexão prática sobre a possibilidade da utilização de nossa amada bicicleta, que – além de colaborar para um trânsito, cidade e mundo mais pacíficos – traz inúmeros benefícios de saúde”, expõe.
.
Os promotores do pedal também pretendem fazer conversas sobre o uso de equipamentos de segurança, leis de trânsito, acessibilidade na cidade, até como a bicicleta promove a autonomia e a vivência mais pacífica. Está prevista uma pequena oficina sobre reparos que qualquer pessoa pode fazer, ajuste certo do selim e guidão e dicas de cuidado e manutenção.
.
Essas atividades acontecerão de maneira espontânea e conforme o interesse dos participantes. “Isso será deliberado no momento do evento, contando com a ampla participação de quem estiver disposto”, frisa Iara Siq.
.
Para participar – Os organizadores do evento fazem algumas recomendações simples aos interessados em participar da 1ª Pedalada Unileira. São elas: realizar manutenção da bicicleta, usar equipamentos de segurança e levar água, alimentos rápidos (para fazer uma refeição coletiva) e ferramentas. “E ter muita animação”, recomenda Iara.
.
A livre expressão artística também é incentivada pelos promotores da pedalada. “Cartazes, tintas, faixas, bandeiras, maquiagens, música, enfim. O corpo livre e artístico sobre duas rodas”, apontam os realizadores do pedal.
.
Clique aqui para acessar mais informações sobre o evento.
.
1ª Pedalada Unileira – Dia Mundial sem Carro
Data: 22 de setembro (sábado), às 13h30
Concentração e largada: Unila – Jardim Universitário
Participação gratuita

______________________________
Por Paulo Bogler – H2FOZ

Arquivos

Categorias

Meta