Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Dançando histórias

Ballet de Londrina completa 25 anos e convida o público a acompanhar a transformação de sua linguagem por meio uma coletânea de trechos de suas peças no Teatro Ouro Verde. Apresentação gratuita acontece no sábado, dia 8.

O tempo é sempre relativo. 25 anos pode parecer pouco a partir de determinadas lentes históricas, mas se multiplica em intensidades quando representa a idade de uma companhia de dança em um país que pouco prima pela cultura. Se acrescentarmos que é um grupo do interior do Brasil, de linguagem experimental e sediado em uma cidade com pouco mais de 80 anos, a história ganha ainda mais singularidade. O Ballet de Londrina chega ao seu quarto de século e conta um pouco desta trajetória de resistência no espetáculo “25 anos”. A apresentação única e comemorativa acontece neste sábado, dia 8 de dezembro, às 16 horas, no Teatro Ouro Verde. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

A ideia é reunir, em um programa de uma hora, trechos das montagens mais emblemáticas de sua trajetória e exibi-los cronologicamente para uma percepção das profundas revoluções de linguagem pelas quais o grupo passou até conquistar um lugar só dele na dança brasileira. Com narração ao vivo de curiosidades que envolvem a criação e o percurso do Ballet de Londrina, o espetáculo conduz o espectador por uma viagem que começa no início da década de 90 e vai até o futuro, com a amostra de um pequeno excerto de uma montagem inédita que o elenco estreia em 2019. “Precisamos comemorar, porque estamos vivos, apesar de todas as dificuldades da caminhada. É preciso festejar por estarmos há tanto tempo com a cidade de Londrina. Um bom trabalho em arte só se constrói com tempo, persistência, esforço e perseverança – e estas são características do Ballet”, comenta Leonardo Ramos, diretor da companhia.

A apresentação integra a programação especial de 84 anos de Londrina. O Ballet é a companhia oficial da cidade e possui convênio com a Prefeitura Municipal daquela cidade.

Serviço:
25 Anos do Ballet de Londrina
Comemoração dos 25 anos da companhia e dos 84 anos de Londrina
Dia 8 de dezembro (sábado), às 16 horas
No Teatro Ouro Verde – entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Informações: (43)3342-2362

Ficha técnica:
Direção e Criação: Leonardo Ramos
Ensaiador: Marciano Boletti
Produção: Danieli Pereira
Elenco: Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli, Marciano Boletti, Nayara Stanganelli, Viviane Terrenta, Matheus Nemoto, Lucas Manfré, Lucas Gabriel, Thaisa Morais, Hugo Vargas, Robson Bento, Ione Queiroz e Giovana Aversani.
Técnicos de palco: Roberto Rosa e Romildo Ramalho Ramos
Criação de texto e narração: Renato Forin Jr.
Realização: FUNCART – Fundação Cultura Artística de Londrina