Dia da África

  –  No dia 25 de Maio comemora-se o Dia da África, celebrando a luta pela independência e união do continente africano  –  

 

O dia 25 de maio é considerado o Dia de África porque foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002 a OUA foi substituída pela União Africana mas a celebração da data manteve-se.
.
Este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.
.
A data é celebrada em vários países de África e pelos africanos espalhados pelo mundo. Em países como o Gana, o Mali, a Namíbia, a Zâmbia e o Zimbabwe, o Dia da África é um feriado.

 

Clique e leia sobre a Semana África, organizado
por estudantes e professores da Unila, em Foz do Iguaçu

.
Continente Africano – 
A África apresenta 30.230.000 km² de extensão territorial, distribuídos em 53 países, sendo a Nigéria o mais populoso. O maior país de África é a Argélia, enquanto as ilhas Seychelles são o país mais pequeno. O ponto mais alto da África é o Kilimanjaro (5895 m). O Lago Assal em Djibouti é o mais baixo (155 m abaixo do nível do mar).
.
É o segundo continente com mais população do mundo e o continente ao qual pertence a grande parte da população desnutrida e onde se apresentam os maiores problemas sociais da atualidade.
.
O vírus do HIV apresenta a sua incidência máxima neste continente, que é basicamente agrário (63% de população rural). Contudo, a África é dona de grande diversidade de culturas e das mais belas paisagens naturais.
Leia também:
“O Choro de África, um poema de Agostinho Neto

__________________________________________
Guatá/Fonte: Calend
 

Arquivos

Categorias

Meta