Dia do Circo

Data nacional celebrada nesta quarta (27), é uma homenagem ao palhaço Piolin

O dia 27 de março foi escolhido como Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data em 1897. Piolin era considerado um grande palhaço, que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Tornou-se mundialmente famoso e chegou a ser homenageado durante a Semana de Arte Moderna de 1922, por Tarsíla do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Anita Malffati.

Anos depois, em 1929, aconteceu o “Festim Antropofágico”, organizado por artistas remanescentes da Semana de Arte Moderna para celebrar o 32o aniversário de Piolin. No entanto, o Dia do Circo, como data comemorativa propriamente dita, só foi instituído em 1972, no cinquentenário da Semana de Arte Moderna.

Oswald de Andrade (ao centro) em visita ao Circo Piolin, em São Paulo.
(Foto: acervo BrasilAtual)

.
Piolin

“Meu sonho era ser engenheiro. Queria construir pontes, estradas, castelos. Construí apenas castelos de sonhos para muita gente.
Sou, de qualquer maneira, um engenheiro! E estou feliz com isso!”
(Abelardo Pinto, o Piolim)

“Piolin” nasceu Abelardo Pinto na cidade paulista de Ribeirão Preto, em 1897. Seu pai foi dono de circo, onde Abelardo ainda pequeno aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.

O apelido Abelardo ganhou de um grupo de artistas espanhóis – com quem chegou a fazer espetáculos beneficentes. “Piolin”, com o significado de barbante, vem da referência de suas pernas compridas e da sua magreza.

Piolin era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural. Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malffati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.

Dirigiu o Circo “Americano” e depois “Piolin” – que herdou do pai – durante três décadas. Um dos maiores sonhos de Abelardo era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.

Mais celebração – 27 de março também é considerado o “Dia Mundial do Teatro”. Criada em 1961, a data lembra a inauguração do Teatro das Nações, em Paris, na França.

Leia mais sobre a biografia de “Piolin”

___________________________
Guatá com Calendar e BrasilAtual

Arquivos

Categorias

Meta