Dinâmica cultural

  –  Unila promove encontro internacional de mediação cultural  –

Segundo os organizadores, a “ideia fundamental do evento é mobilizar um encontro entre pesquisadores e ativistas em projetos que podemos identificar a partir do campo da mediação cultural, pensando que esta é uma área de estudos bastante recente, necessariamente interdisciplinar, e que ainda está definindo seus contornos”.
No dia 8, a programação prevê a conferência “Dinâmicas culturais contemporâneas – imbricações entre singularidades, coletivos, tecnologias e instituições culturais”, com a participação da professora Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira (ECA-USP).
No dia 9, acontecerá a mesa-redonda Redes e Territórios com participantes de distintas experiências em mediação cultural: Mara Esteves Costa, articuladora cultural de um coletivo da Zona Sul de São Paulo, falará sobre o projeto brechoteca e a luta política pelas bibliotecas comunitárias; José Castillo (dramaturgo e diretor teatral) falará de seu trabalho junto à Compañía El Incinerador Teatro, da Venezuela; Moa Ferreira (produtor cultural em Foz do Iguaçu), falará de sua experiência no projeto Casa Tomada, em Cuba.
Também no dia 9, das 11h às 12h30, haverá uma mesa-redonda organizada pelo Laboratório de Tradução, sob coordenação dos docentes Bruna Macedo e Mário Rodríguez sobre a obra da escritora Carolina Maria de Jesus. A mesa contará com a participação dos professores da Unila Ângela Souza, Andreia Moassab e Marcos de Jesus.
Em ambos os dias, das 18h às 20, Ivan Poli, pesquisador da área de educação, com pesquisa desenvolvida em diversos países da África, organizará uma oficina de Orix e máscaras africanas.
Também está previsto um sarau, organizado pelo curso de Letras, Artes e Mediação Cultural, da Unila.
As atividades serão desenvolvidas no Jardim Universitário, no mini auditório (sala 203), entre as 14 e 20 horas, nos dois dias do evento.
____________________________
Assessoria do Evento