Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

DOCENTES DA UNILA LANÇAM LIVRO SOBRE QUESTÕES FRONTEIRIÇAS

A obra traz estudos desenvolvidos pelos professores em grupo de pesquisa sobre a Fronteira Trinacional

Temas e desafios atuais no estudo das fronteiras, como segurança, relações comerciais, integração regional e direitos humanos, estão presentes no livro Fronteiras e Relações Internacionais: perspectivas a partir do Cone Sul (Editora Appris), que será lançado nesta quarta-feira (24), às 19h, em encontro virtual. A obra é organizada pelos docentes do curso de Relações Internacionais da UNILA Micael Silva e Marcelino Lisboa, além da professora Olga Saavedra, da Universidad Nacional de Rosario (Argentina).

Para acessar a live de lançamento, clique aqui.

Bilíngue (português e espanhol), a obra traz, em 13 artigos, o trabalho de 16 pesquisadores de universidades brasileiras e argentinas. “O grande diferencial do livro é a diversidade de perspectivas pelas quais são debatidas as fronteiras nas relações internacionais, ao abarcar não somente o Estado, mas uma grande quantidade de atores das mais diversificadas categorias. As discussões presentes na obra não se assentam unicamente na lógica da linha limítrofe de cada Estado nacional, mas vão além disso, discutindo a complexidade e riqueza das fronteiras nas relações internacionais”, aponta o professor Micael Silva.

 

Pesquisas sobre a Fronteira Trinacional

O livro Fronteiras e Relações Internacionais traz abordagens de alguns estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa sobre a Tríplice Fronteira, da UNILA. Criado em 2016 e cadastrado no CNPq, o grupo promove atividades de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de contribuir para um diálogo interdisciplinar, principalmente entre parâmetros e conceitos da história, geografia, ciência política e das relações internacionais. Além disso, tem como foco a formação de recursos humanos aptos a compreender a complexidade regional nesta área de fronteira que envolve o Brasil, a Argentina e o Paraguai.

Integrantes desse grupo de pesquisa, os docentes da UNILA Micael Silva e Marcelino Lisboa também são autores de um dos capítulos do livro, que traz o tema do comércio internacional do Paraguai na fronteira com o Brasil. “Particularmente, dentro do grupo, tenho trabalhado com análises contemporâneas da história e das relações internacionais. Tenho explorado o argumento segundo o qual a formação histórica da Tríplice Fronteira deve-se essencialmente pela integração política, física e energética entre o Brasil e o Paraguai”, explica Silva.

Também integram o Grupo de Pesquisa sobre a Tríplice Fronteira e assinam artigos  Mamadou Diallo e Heloisa Gimenezos, docentes do curso de Relações Internacionais da UNILA . No livro, eles trazem, respectivamente, uma discussão sobre “África perante os desafios de segurança no século 21: qual é o papel das fronteiras no avanço e na contenção do terrorismo?”; e sobre “Defesa nacional, segurança pública e fronteira nas relações Bolívia-Brasil”.

Cooperação

O livro também traz o olhar de pesquisadores argentinos da Universidad Nacional de Rosario. “Eles contribuem para o livro com temáticas como as fronteiras marítimas como espaços em disputa, ao analisar o caso das Malvinas, e discutem a governança multinível, a partir de uma análise do Mercosul. Além disso, abordam as fronteiras interiores, a partir dos casos da Argentina e da Bolívia, além de temas como direitos humanos e a internacionalização da educação”, aponta Micael Silva.

A publicação foi viabilizada com recursos do Programa Institucional de Apoio aos Grupos de Pesquisa da UNILA e está vinculada ao Acordo de Cooperação entre a universidade brasileira e a Universidad Nacional de Rosario. O Acordo tem o intuito de materializar as relações estabelecidas entre as instituições, visando à internacionalização dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.

Lançamento do livro Fronteiras e relações internacionais: perspectivas a partir do Cone Sul

Participantes: os organizadores Marcelino T. Lisboa e Micael A. da Silva (UNILA), e Olga M. Saavedra (UNR)
Dia: 24 de fevereiro (quarta-feira) / Horário: 19h
Endereço virtual: Google Meet (bit.ly/FronteirasRI)
*Não é necessário realizar inscrição para o evento
Onde comprar o livro: página da editora Appris (editoraappris.com.br)

 

Assessoria Unila