Domingo, espetáculo no céu

  –  Domingo de carnaval terá raro evento astronômico no Brasil. Fenômeno acontecerá perto do meio-dia; veja como observá-lo. Polo Astronômico de Itaipu oferece aparelhos para a observação  –

 

 
No domingo de carnaval (26), um Eclipse Solar Anular chamará a atenção do mundo, e poderá ser visto parcialmente na maior parte da América do Sul, incluindo o Brasil.
Este eclipse será do tipo anular. Eles acontecem quando o disco da lua não surge com tamanho suficiente para encobrir todo o sol.  O Sol tem um diâmetro 400 vezes maior do que o da Lua. No entanto, também está 400 vezes mais distante da Terra do que ela. Por isso, o olho humano percebe ambos os astros no eclipse como se fossem case do mesmo tamanho.
Eclipses solares anulares são raros. Ocorrem em média 20 deles a cada século.
A passagem da lua na frente do sol acontecerá a partir das 10h45 e deve terminar às 12h30. No Brasil, quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terá melhor visualização do evento. No Nordeste, os estados mais próximos do Sudeste, como a Bahia, poderão também acompanhar. O fenômeno, porém, não poderá ser visto em sua totalidade no país. Aqui, só uma parte pequena do Sol irá “desaparecer”.
O anel de fogo só será visto por completo por quem estiver no sul da Argentina e do Chile, bem como na região centro-sul da África e partes específicas do Atlântico.
 
Cuidados e como observar – Diferentemente do eclipse lunar, é preciso ter muito cuidado ao observar o sol durante o fenômeno astronômico. Claro, nunca se deve olhar para o sol sem proteção. Usar óculos escuros ou filme de raio-X não é o suficiente. No caso de se usar lente para solda, deve-se pela de número 14.
Uma outra solução é utilizar um telescópio com proteção contra raios ultra-violeta.
Também será possível assistir o fenômeno via internet. Neste caso, clique na imagem abaixo para ver ao vivo.

Eclipse-solar-anular-em-2012-Novo-México-(Foto: Colleen-Pinski)

 
 

Itaipu solar: no carnaval, eclipse será especial no Polo Astronômico

 

O Polo Astronômico de Itaipu estará aberto para visitantes apreciarem o eclipse solar. (Foto: A. Marchetti)

Os turistas ou moradores de Foz e região terão um motivo a mais para visitar a usina de Itaipu no feriadão de carnaval. Além das próprias atrações do Complexo Turístico Itaipu, como a vista da barragem de dia ou à noite, quando é iluminada, visitas ao Refúgio Biológico Bela Vista, ao Ecomuseu e passeio de Kattamaram pelo Lago de Itaipu, o visitante terá no domingo uma opção diferente: observar o primeiro eclipse solar de 2017, no Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu.
Para quem quiser apreciar o fenômeno, o Polo Astronômico oferece equipamentos próprios para a observação. As saídas para o local serão feitas a partir das 10 horas, do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu. Inicialmente, serão oferecidas 80 vagas, o dobro do que ocorre em sessões temáticas.
As saídas para o local serão feitas a partir das 10 horas, do Centro de Recepção de Visitantes (CRV).
A expectativa é que mais de 15 mil pessoas passem pelos atrativos da usina de Itaipu, nos quatro dias de feriado prolongado de carnaval – de sábado (25) a terça-feira (28). A previsão é de sol na fronteira em todos esses dias. Os ônibus dos passeios partirão a cada 15 minutos do Centro de Recepção do Visitante (CRV), para garantir a qualidade do serviço.

______________________
Guatá/fontes: JIE e Galeria do Meteorito

 
 

Arquivos

Categorias

Meta