Ecos na tela

Exibição gratuita de documentários sobre meio ambiente começa nesta quinta

Um grupo de amigas ambientalistas de Foz do Iguaçu organiza a partir de 23 de janeiro de 2020 exibições gratuitas e comentadas de documentários com temática ambiental e legendados em português. As seis exibições que compõem a primeira temporada do Doc Ambiente acontecem sempre no Noves Bike Café, nas quintas-feiras, às 18h30.

Os filmes são variados, abordando desde a mudança climática até a riqueza dos oceanos, e de ecossistemas específicos a ações cotidianas que podem fazer a diferença e garantir a vida humana na Terra, incluindo um tour de bicicleta pelo planeta. O objetivo é que as pessoas presentes possam discutir as questões apresentadas pelos documentários. Para tanto, comentaristas irão apresentar o filme e, ao final da exibição, destacar brevemente os pontos mais relevantes, sobretudo do ponto de vista científico, e abrir para a participação geral.

Imagem de Before the flood de Leonardo DiCaprio e Fisher Stevens | National Geographic. No cartaz oficial do evento, imagem de Mission blue.

A seguir, lista de filmes com respectivas datas e comentaristas:

Doc Ambiente | 1a. temporada | 2020 | comentaristas

23 Jan –
This changes everything/ Isso muda tudo (de Naomi Klein, Canadá/ EUA, 2015)
– com Luciana Ribeiro, bióloga, doutora em Educação Ambiental, especialista em responsabilidade planetária, coordenadora do Observatório Ambiental/ Unila.

30 Jan –
Homem livre (de Gisele Mirabai, Brasil, 2015)
– com João Nobre, engenheiro, fotógrafo, barista e ciclista, organizador de passeios de bicicleta em grupo a partir do Noves Bike Café.

6 Fev –
Mission blue (de Robert Nixon e Fisher Stevens, Bermudas/ Equador/ EUA, 2014)
– com Anna Fonseca, linguista e jornalista, membro do Observatório Ambiental/ Unila, da EcoIguaçu/ Rede EcoVida e do Plante Uma Árvore Foz.

13 Fev –
Los Páramos (de Andrés Suárez Jaramillo, Colômbia, 2015) + Abuela grillo (animação, Bolívia/ Dinamarca, 2010)
– com Laura Segura, designer e realizadora audiovisual, atualmente estudante de Letras e membro do grupo Plante Uma Árvore Foz.

20 Fev –
2012: Time for change/ Tempo de mudança (de João Amorim, Brasil/
EUA/ França/ México/ Suíça, 2010)

– com Júlia Alves, professora e tradutora de Espanhol, doutora em Linguística, militante da causa animal e ciclista.

27 Fev –
Before the flood/ Seremos história? (de Leonardo DiCaprio e Fisher
Stevens, EUA, 2016)

– com Emelyn Herasme, ex-coordenadora distrital do Ministério da Educação/ República Dominicana, atualmente estudante de Administração Pública & Políticas Públicas e membro do Plante Uma Árvore Foz.

SERVIÇO:
Doc Ambiente no Noves Bike Café
– Rua Eng. Rebouças 540, Centro, Foz do Iguaçu, Paraná.
1a. Temporada toda quinta-feira às 18:30.
Entrada gratuita. Todos os documentários têm legendas em Português.