Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

EDUNILA lança livro sobre Josefina Plá

Obra inédita voltada para o leitor brasileiro sobre a escritora e artista espanhola reúne múltiplas facetas de seu trabalho e a identificação com a cultura paraguaia

 

Não por acaso que o subtítulo do livro é “uma produção múltipla e moderna desde a cultura paraguaia”, pois se inspira nas diversas possibilidades que a escritora e artista Josefina Plá oferece para o leitor brasileiro. A obra, organizada por Débora Cota (docente da UNILA) e Daiane Pereira Rodrigues (doutoranda em Letras pela UFPR), é uma homenagem que tem como base a divulgação de estudos sobre as atividades da escritora.

No dia 11 de fevereiro, foi realizada uma conversa para marcar o lançamento do livro. O evento online, que contou com a participação de autores e convidados, pode ser acessado no canal da UNILA no YouTube. A obra completa já pode ser acessada pela página da EDUNILA, com download gratuito. Acesse por aqui.

Em 2019, completaram-se 20 anos da morte de Josefina Plá. A publicação reúne pesquisas que introduzem o leitor ao grande universo artístico e cultural explorado pela escritora: os trabalhos com a arte popular paraguaia, a produção poética e intimista, a condição de estrangeira, o interesse pela formação híbrida da identidade paraguaia e latino-americana ou ainda a perspectiva com relação à questão da mulher.

Josefina Plá foi poetisa, dramaturga, narradora, ensaísta, ceramista, crítica de arte e jornalista. – Foto: divulgação IP

O livro está dividido em três eixos temáticos. No primeiro deles, três capítulos apresentam diferentes perspectivas sobre a importância de Plá para a construção da modernidade no país vizinho e na América Latina, buscando elementos como a produção cerâmica como articuladora do interesse de Plá pela cultura popular paraguaia. Traz também a análise sobre dois de seus contos a partir da perspectiva das mobilidades culturais e a contribuição da autora à cultura latino-americana, destacando as articulações entre modernidade e cultura popular em sua obra.

A segunda parte do livro é centrada na produção poética da artista, tratando de temas como a morte e o amor. Já o último eixo traz discussões sobre o feminismo, a partir da análise de contos e poesias da autora que mostram como suas criações estão relacionadas ao protagonismo dado à mulher paraguaia e à perspectiva pós-colonial, retratando a força e a tradição guarani na formação da identidade nacional. O posfácio do livro traz um pouco da biografia intelectual de Plá e informa sobre algumas de suas passagens pelo Brasil e o seu interesse pela literatura brasileira.

De acordo com as organizadoras, espera-se que a publicação, que surge com o desejo de unir estudos sobre a autora e divulgar sua variada produção, sirva de introdução àqueles que ainda não tiveram contato com as obras ou as atividades de Josefina Plá. E que também contribua para as discussões sobre a literatura paraguaia, principalmente para as pesquisas que se voltam à América Latina e sua cultura.

Assessoria Unila

 

Arquivos

Categorias

Meta