Educação e revolução

  –  Unioeste/Foz recebe jornada nacional de pedagogia.
Evento de pedagogia histórico-crítica discute os 100 anos da Revolução Russa  –

 

A imbricação entre educação, pedagogia e as transformações sociais será discutida por especialistas, educadores e intelectuais brasileiros reunidos em Foz do Iguaçu para a XIV Jornada do Histdbr, no campus da Unioeste/Foz, de 3 a 5 de maio. O evento é realizado pelo Grupo de Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT da Região Oeste do Paraná (HISTEDOPR).
 
Com o tema geral “Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa”, a jornada reúne nomes de vulto do pensamento social, como João Quartim Moraes, Dermeval Saviani, Luiz Carlos de Freitas, Nereide Saviani, entre outros. Além das conferências, o encontro promove apresentações de comunicações, lançamentos de livros e atividades culturais.
 
Serão apresentados dezenas de trabalhos em comunicações orais, abrangendo nove eixos. As sessões estão divididas em Educação Especial, Formação de Professores, Movimentos Sociais, Lutas de Classes, Trabalho e Educação, Pedagogia Histórico-Crítica, Prática de Ensino, História e Historiografia da Educação, Marxismo, Educação e Revolução, Questões Teórico-Metodológicas da História da Educação e Políticas Educacionais.
 
A XIV Jornada do Histdbr é coordenada pela pedagoga da Unioeste/Foz, Julia Malanchen, a partir de uma comissão organizadora formada por 20 docentes e um comitê científico. Os promotores destacam o contexto social e político mundial em que acontece a jornada, marcado pela acumulação capitalista e pela deteriorização do trabalho e das condições de vida das pessoas.
 
“Não resta alternativa senão fazermos da educação um instrumento de revolução, colocá-la a serviço da transformação social e de emancipação humana. As circunstâncias assim o exigem, sob pena de sermos aniquilados”, enfatiza a apresentação do encontro.
Para acessar a programação geral do encontro, clique aqui.
Para ver a programação das comunicações orais, clique aqui.
_______________________
Guatá/ Paulo Bogler

Arquivos

Categorias

Meta