Eleições na Unioeste

Campus de Foz tem dois candidatos a diretor. Para a reitoria da Universidade, que fica em Cascavel, três chapas estão na disputa.

Dois docentes concorrem à direção-geral do campus de Foz do Iguaçu da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Do curso de Ciência da Computação, Claudio Marquetto disputa a eleição com o professor Fernando, o atual diretor da instituição, que é de Pedagogia.

As candidaturas foram homologadas pela Comissão Eleitoral nessa quinta-feira, 26. Os candidatos estão autorizados a fazer a campanha a partir da próxima segunda-feira, 30. A gestão tem duração de quatro anos, de 2020 a 2023.

O processo eleitoral acontece em um momento emblemático para o campus iguaçuense. Em 2019, são celebrados os 40 anos de ensino superior em Foz do Iguaçu, trajetória que teve início em 1979 com os cursos de Administração e Ciências Contábeis, na então Facisa (Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas).

A eleição da Unioeste acontecerá no próximo dia 22 de outubro. Em Foz do Iguaçu, a comunidade acadêmica poderá votar no horário das 8h30 às 22h, no campus, e das 8h30 às 19h, no PTI (Parque Tecnológico Itaipu), onde também são mantidos cursos da universidade.

Conforme o regulamento aprovado pelo Conselho Universitário da Unioeste (COU), professores, agentes universitários e alunos da pós-graduação e das graduações presenciais e a distância participam da eleição. O voto é paritário, conforme a proporcionalidade entre docentes, técnicos e estudantes.

Cerca de 2.500 eleitores devem participar do processo de escolha do diretor da Unioeste/Foz. Nas urnas, os universitários ainda elegem reitor e vice-reitor e diretores de três centros que congregam cursos superiores mantidos em Foz do Iguaçu. São eles:

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Candidato único: Valdir Serafim Junior, do curso de Ciências Contábeis.
Centro de Educação, Letras e Saúde
Candidato único: Samuel Klauck, do curso de Pedagogia.
Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Renata Camacho Bezerra, do curso de Matemática.
Romeu Reginato, do curso de Engenharia Elétrica.

Reitoria

No quadro geral, a eleição da Unioeste terá 16.500 votantes, dos cinco campi em Foz do Iguaçu, Cascavel, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo, além do Hospital Universitário. São 21 cargos eletivos em disputa: reitor e vice-reitor, cinco diretores dos campi e 14 de centros.

Disputam a reitoria da Unioeste as chapas:
É Hora de União: Unioeste em Primeiro Lugar
Alexandre Webber (reitor) e Gilmar Ribeiro de Mello (vice)
Inovação e Diálogo
Edison Luiz Leismann (reitor) e Nelci Salete Tonini (vice)
Unioeste Unificada e Unificadora
Wilson João Zonin (reitor) e Gracy Kelly Bourscheid Pereira (vice)

Arquivos

Categorias

Meta