Empresário anuncia doação de meio milhão ao hospital de Itaipu para atendimentos do SUS

HMCC usará os recursos para reforçar serviços a pacientes do sistema público e estruturar uma ala exclusiva para os cuidados paliativos.

O empresário, quando teve alta, depois de 17 dias internado (8 em terapia intensiva). (Foto: Débora Black)

.
O empresário José Marcos Sarabia — primeiro paciente internado na Unidade de Tratamento Covid do HMCC — e seus irmãos, Paulo e Antônio, vão fazer a doação de R$ 540 mil à Fundação Itaiguapy, que administra o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu Binacional.

O valor será destinado a projetos voltados ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade da entrega simbólica do cheque será nesta segunda-feira, 29, às 15 horas.

O valor doado será aplicado em diferentes frentes, como na realização de testes de covid-19 em todos os pacientes oncológicos do SUS com indicação de internação, na aquisição de materiais como cadeiras de rodas, roupas de banho, cobertores, toalhas e medicamentos de alto custo e, também, na estruturação de uma ala exclusiva para os cuidados paliativos.

O Grupo Sarabia também doará 3 mil litros de álcool em gel, para ajudar a impedir a propagação do vírus.

“Como é do conhecimento de todos, eu fui uma das vítimas da pandemia e fui infectado pelo coronavírus. Ao passar por atendimento no Costa Cavalcanti, pude perceber o propósito e a seriedade da instituição, e isso gerou uma grande confiança em todo trabalho desenvolvido por eles”, disse o CEO do Grupo Sarabia, que passou dez dias, dos 17, em Unidade de Terapia Intensiva, em estado grave.

Por assessoria HMCC