Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Equilíbrio e saúde

– Dia Mundial do Yoga. Nesta data apela-se à paz e fraternidade entre os indivíduos para a construção de um mundo melhor –

ATENÇÃO: EVENTO TRANSFERIDO PARA O DIA PRIMEIRO DE JULHO (atualizado em 24 de junho, às 9 horas)

.

O Dia Mundial do Yoga é celebrado a 21 de junho. O dia foi escolhido em alusão ao solstício de verão no hemisfério Norte. O Dia Internacional do Yoga foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a prática milenar de equilíbrio para o corpo e a mente. A intenção é levar a mais pessoas o conhecimento sobre uma ferramenta simples e acessível capaz de trazer relaxamento e tonicidade ao corpo e positividade à mente, além de melhorar a memória, concentração, criatividade, disposição física e o nível de energia vital como um todo.
.
Neste dia realizam-se diversas ações relacionadas com esta atividade física e mental milenar, como sessões de demonstração e aulas ao ar livre. No Dia Mundial do Yoga praticantes reúnem-se em muitas cidades do planeta para celebrar a data e mostrar um pouco mais sobre esta modalidade que pode ser praticada por todas as idades.
.
União em Foz do Iguaçu – Para comemorar o Dia Internacional da Yoga, instrutoras iguaçuenses se uniram e vão realizar o Yoga Day Foz, no dia 24 de junho, domingo. Com uma programação que se estenderá pelo dia inteiro, elas pretendem oferecer uma experiência inédita para quem quiser conhecer melhor os benefícios da prática que nasceu no Oriente e hoje é difundida em todo o planeta.
.
“Esperamos você para compartilhar nossa paixão pelo Yoga, o caminho de paz interior que buscamos e que nos integra um ao outro”, explicam no convite aberto à população as instrutoras dos espaços Sadhana, Casa Florir, Energia, Samadhi e Prana. Este último, aliás, abrigará o evento em sua sede, localizada à Alameda Dário Nogueira dos Santos, 225, no centro de Foz do Iguaçu.

.

Espaço Prana, local das atividades de domingo, dia 24.

.
As atividades de domingo serão custeadas com uma contribuição de 10 reais por pessoa, com direito a participar de todas as aulas oferecidas. No intervalo para almoço, serão comercializados pratos das cozinhas vegana e vegetariana em separado. As inscrições serão feitas durante o dia, conforme os interessados forem chegando. Contatos para mais informações podem ser feitos pelos telefones (45) 998419135 – Sadhana Espaço Yoga e 999 984394 – Espaço Prana.
.
.

[box] YOGA DAY FOZ – Dia 01 de julho (nova data) – Programação –
. .
8h – Acolhida e Aquietamento
8h30 – Vinyasa para os 7 Chakras – Com Caroline Echeverria – Espaço Prana
9h30 – Asanas com Alinhamento – Com Estela Valiati – Sadhana Espaço de Yoga
10h – Meditação Guiada na Floresta – Com Luciana Melo – Espaço Energia
11h – Yoga para crianças – Com Aline Rezende – Samadhi Corpo e Mente
11h – Yoga em Dupla: quebrando a inércia e indolência – Com Mayara Brecher – Casa Florir
Intervalo para Almoço
14h – Bate papo sobre “Ayurveda, a ciência da vida” – Com Mônica Nasser
15h – Meditação Guiada: Chakras – autoavaliação e desbloqueio consciente –  Dhayse Sandoval – Sadhana Espaço de Yoga
16h – Esforço e Relaxamento nas Posturas – Denise Gonzalez – Casa Florir
17h30 – Encerramento e Kirtan – Guru Maharaj Bhaktibusana Swami Iskcon – Paraguai[/box]


.
Sobre o Yoga – Antigamente confundido com religião ou associado apenas a um estilo de vida alternativo, o Yoga é na verdade uma filosofia de vida que busca a integração de corpo e mente. Originária da Índia, é praticada há mais de cinco mil anos, sem restrição de idade, nacionalidade ou cultura. Yoga ajuda o ser humano a alcançar todo seu potencial e melhorar a qualidade de vida, daí a importância em disseminar esse conhecimento tão antigo e precioso.

.

Benefícios – Ao nível do corpo, o yoga exercita todo o corpo, tonificando os músculos, melhorando o sistema digestivo e circulatório. A adoção de uma postura corporal correta, a melhoria da capacidade respiratória são outras das vantagens da prática de yoga. Consequentemente, a redução da ansiedade e dos níveis de stress são outros dos benefícios obtidos.
.
A meditação é uma das componentes mais importantes do yoga, melhorando a capacidade de concentração do praticante.
.
Em um panorama maior, ou seja, expandindo este estado de paz para além das fronteiras ilusórias da mente, a prática de Yoga pode promover a cura das relações e apaziguar os conflitos, com atitudes e princípios filosóficos embasados na não-violência e na compaixão, por exemplo.
.
Reconhecimento – Em 2014, reconhecendo este valor para a saúde global, a Organização das Nações Unidas oficializou o dia 21 de Junho – solstício de verão no hemisfério norte – como Dia Internacional do Yoga. A prática é considerada Patrimônio da Humanidade.
.
Em 2016 o Yoga da Índia foi hoje elevado ao status de Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

.
[box] Curiosidade da edição –
. A palavra solstício vem do latim (sol+sistere=parado, que não se move). O solstício é considerado uma data importante para muitas culturas. Afinal, o sol mais próximo, com dias mais longos, significaria a vitória da luz sobre as trevas e também um motivo de alegria, um momento de renascimento e renovação. Na tradição yogui, foi no solstício de verão há mais de 15 mil anos, no Himalaia, que Adi Yogi (o criador do Yoga) escolheu os Saptarishis ou Sete Sábios, que foram seus primeiros discípulos para levar a ciência do yoga para muitas partes do mundo. (Nowamastê)[/box]

Clique para acessar à Semana Especial Sadhana Yoga

______________________________
Guatá/Silvio Campana com Estela Valiati e Nowamastê. Fotos: Sadhana e Prana

Arquivos

Categorias

Meta