Estado de paz

O Dia Internacional do Yoga é celebrado a 21 de junho. O SUS já o adota como prática integrativa desde 2006

A Embaixada da Índia celebra o Dia Internacional da Ioga com uma grande sessão de ioga na área externa do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios.
(Foto: divulgação)

O dia 21 foi escolhido em alusão ao solstício de verão no hemisfério norte. Neste dia realizam-se diversas ações relacionadas com esta atividade física, mental e espiritual com 5.000 anos, como sessões de demonstração e aulas ao ar livre. Além disso, vários praticantes reúnem-se para celebrar a data e mostrar um pouco mais sobre esta modalidade que pode ser praticada por todas as idades.

Nesta data apela-se à paz e fraternidade entre os indivíduos para a construção de um mundo melhor. Inicialmente chamado de Dia Mundial do Yoga, em 2014 as Nações Unidas declararam a data oficialmente como “Dia Internacional do Yoga”.

Echeverria: “Yoga, um bálsamo para os conflitos da pessoa contemporânea”
(Foto: Natacha Costa)

“Yoga não é só uma prática milenar do passado. É um conjunto de ensinamentos sobre o Ser atual, um bálsamo para os conflitos do homem contemporâneo, uma ferramenta para aqui e agora!”, comenta Caroline Echeverria, que coordena o Espaço Prana, em Foz do Iguaçu.

O Espaço Prana desenvolve muitas atividades de divulgação da prática da Yoga. Uma delas, em especial, tem chamado a atenção dos iguaçuenses. Trata-se de aulas gratuitas na Feira Livre, dos domingos, no centro da cidade. Nos últimos anos, aliás, a prática em espaços público tem se multiplicado em Foz, numa iniciativa que se desenvolve em demonstrações em escolas e aulas no Gramadão da Vila A, entre outras. O contingente de praticantes aumenta proporcionalmente às iniciativas.

Iniciativa do Espaço Prana nas manhãs de domingo, na “Feirinha da JK”, no centro de Foz, tem levado dezenas de pessoas, inclusive turistas a experimentarem
a prática salutar do Yoga. (Foto: Jaqueline Echeverria)

Benefícios do Yoga – Os praticantes de yoga destacam o bem-estar proporcionado pela atividade física e encaram o yoga como uma filosofia de vida. A adoção de uma postura corporal correta, a melhoria da capacidade respiratória são outras das vantagens da prática de yoga.

Consequentemente, a redução da ansiedade e dos níveis de stress são outros dos benefícios do yoga. Ao nível físico, a prática exercita todo o corpo, tonificando os músculos, melhorando o sistema digestivo e circulatório.

A meditação é uma das componentes mais importantes do yoga, melhorando a capacidade de concentração do praticante.

Curiosidade

A palavra solstício vem do latim (sol+sistere=parado, que não se move). O solstício é considerado uma data importante para muitas culturas. Afinal, o sol mais próximo, com dias mais longos, significaria a vitória da luz sobre as trevas e também um motivo de alegria, um momento de renascimento e renovação. Na tradição yogui, foi no solstício de verão há mais de 15 mil anos, no Himalaia, que Adi Yogi (o criador do Yoga) escolheu os Saptarishis ou Sete Sábios, que foram seus primeiros discípulos para levar a ciência do yoga para muitas partes do mundo. (Nowamastê)

Yoga na rede pública de saúde

No Brasil, o Sistema Único de Saúde – SUS prevê o oferecimento de Yoga como processo terapêutico. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), publicada em 2006, instituiu no SUS abordagens de cuidado integral à população por meio de outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos, entre elas, o Yoga. Desde a implantação, o acesso dos usuários tem crescido.

A política traz diretrizes gerais para a incorporação das práticas nos serviços e compete ao gestor municipal elaborar normas para inserção da PNPIC na rede municipal de saúde. Os recursos para as PICS integram o Piso da Atenção Básica (PAB) de cada município, podendo o gestor local aplicá-los de acordo com sua prioridade.

Leia mais sobre terapias complementares. Clique, aqui

Saiba mais sobre o Espaço Prana – Serviço de saúde alternativo e holístico
Fone: (45) 99984394 – Alameda Dario Nogueira dos Santos, 225, Centro, Foz do Iguaçu

_________________________
Com calendar e Saúde

Arquivos

Categorias

Meta